CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT ACOMPANHA SOLENIDADE DE TROCA DO MINISTRO DA SAÚDE
04/02/2014
Dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social acompanharam na segunda-feira, 03/02, no período da tarde, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, a cerimônia de passagem de cargo entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e seu sucessor, Arthur Chioro. Representaram a Direção e os trabalhadores da CNTSS/CUT o presidente e a secretária-geral da Confederação, respectivamente, Sandro Cezar e Célia Regina Costa.
A posse ao novo ministro da Saúde foi dada pela presidenta da República Dilma Rousseff em uma cerimônia que aconteceu pela manhã no Palácio do Planalto. Na ocasião também foram substituídos outros três membros de sua equipe. Trocaram de cargos Aloizio Mercadante (Casa Civil), José Henrique Paim (Educação) e Thomas Traumann (Secretaria de Comunicação Social). Estes substituíram, respectivamente, Gleise Hoffmann, o próprio Aloízio Mercadante e Helena Chagas. A saída acontece dentro do processo de reforma ministerial previsto pelo governo, e que se dá, principalmente, por motivos pessoais destes profissionais.
Arthur Chioro, que até então ocupava o cargo de Secretário de Saúde da Prefeitura de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABCD, em São Paulo, substituiu o ministro Alexandre Padilha, que desde 2004 já desempenhava funções no governo do ex-presidente Lula. Também compareceram à solenidade as ministras Eleonora Menicucci e Míriam Belchior, respectivamente, dos Direitos da Mulher e do Planejamento, Orçamento e Gestão. O CNS - Conselho Nacional de Saúde, Conasems - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Conass - Conselho Nacional de Secretários de Saúde estavam representados na ocasião por seus presidentes.
Para o presidente da CNTSS/CUT, a troca do ministro Alexandre Padilha, que atinge diretamente o setor da saúde, área que também é representada pela Confederação, é vista com certa tranquilidade por não acontecer em nenhum momento de crise da pasta. “Nós, da CNTSS/CUT e os trabalhadores da saúde, esperamos que o novo ministro possa ampliar cada vez mais o diálogo. Esperamos que possamos avançar verdadeiramente nas questões que os trabalhadores já vêm pleiteando há algum tempo. Queremos dialogar com o governo, mas não abrimos mãos da pauta de reivindicação da categoria. Ainda falta muito para ser conquistado e vamos lutar por cada um dos itens desta pauta”, afirma Sandro Cezar.
Opinião semelhante tem a secretária Geral da Confederação, ao ver com grande expectativa esta troca. “Queremos ampliar e concretizar as nossas pautas reivindicatórias para que possamos avançar e garantir os direitos dos trabalhadores. Sabemos que alguns projetos foram implantados pelo ex-ministro Padilha, mas queremos mais. Queremos melhores salários e mais condições para que os trabalhadores do SUS possam melhorar o atendimento prestado aos usuários do sistema”, destaca Célia Regina.
Sobre Arthur Chioro
É graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela UNESP (1988). Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011). Diretor da Consaúde - Consultoria, Auditoria e Planejamento desde 1997, prestando consultoria na área de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde.
Foi Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005). É professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Fisioterapia (Unisanta) e da Faculdade de Medicina (UNIMES), ambas de Santos-SP. É pesquisador da Linha de Política, Planejamento e Gestão em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva da UNIFESP.
Desde janeiro de 2009 exerce o cargo de secretário municipal de saúde de São Bernardo do Campo - SP e, em 2011, tornou-se presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo - Cosems-SP.Já foi secretário de Saúde em São Vicente de 1993 a 1996. (fonte: Agência e Notícias da Aids).
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado