CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRESIDENTE DA CNTSS/CUT PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE PREVIDÊNCIA PROMOVIDO PELO SINDIPREV/SE
27/11/2013
A partir do tema “A aposentadoria que temos e a que queremos”, o SINDIPREV/SE promoveu, em 21 de novembro, no auditório do CIC/Aracajú, Seminário com a participação de mais de 300 servidores. O presidente da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Sandro Alex de Oliveira Cezar, foi um dos convidados para debater com os trabalhadores. A iniciativa dos organizadores previa possibilitar esclarecer as dúvidas dos servidores sobre Previdência, qual seja: usufruir do direito a aposentadoria com uma menor perda salarial possível.
A pauta do encontro inclui também uma discussão sobre a FUNPRESP - Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo. Para dialogar com os trabalhadores foram convidados Luis Moura, do DIEESE/SE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Sergipe, dr. Luis Fernando e Silva, assessor jurídico do Ramo dos Federais; e Cícero Rafael Dias, diretor de atuária e benefícios da FUNPRESP.
De acordo com o presidente da CNTSS/CUT, a iniciativa do Sindicato merece ser destacada pelo protagonismo que a ação representa. “A discussão sobre o FUNPRESP é recente e este tema ainda suscita muitas dúvidas. É importante que os Sindicatos e os servidores se preocupem sempre em fortalecer a previdência pública. A previdência privada se baseia numa lógica de mercado, ou seja, o trabalhador tem a contribuição definida, mas quando chega a hora do benefício não se sabe se haverá perdas ou não”, afirmou Sandro Cezar.
O dirigente da CNTSS/CUT aproveitou a oportunidade e falou sobre a organização do Sindicato. A participação dos trabalhadores no dia a dia de seus sindicatos é uma maneira eficaz de fortalecer as lutas da categoria. Em sua fala, fez uma análise da situação vivida recentemente pelos trabalhadores. Um quadro que, segundo ele, não afasta a possibilidade de greves para 2014. Neste aspecto reiterou o papel que o SINDIPREV/SE tem como uma das entidades que se destacam nas lutas e na mobilização nacional.
O coordenador Geral do SINDIPREV/SE, Isaac Silveira, se pronunciou reforçando a opinião manifestada pelo presidente da Confederação e mencionou a importância da organização nos locais de trabalho e da manutenção da esperança nas conquistas. Silveira ficou responsável pela mesa de abertura, que contou com as participações do chefe da DICON/SE – Divisão de Convênio e Gestão dos Núcleos Estaduais de Saúde, Anderson Farias; dp gerente do INSS/SE - Instituto Nacional de Seguridade Social, Leonardo Bittencourt; representante da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe, Josejane Araújo, dr Luis Fernando e Cícero Rafael.
Na sequencia, foi formada a mesa sob a coordenação do secretário de Formação Sindical, Júlio César Lopes. Participou deste momento dr. Luis Fernando Silva, que fez o resgate das conquistas dos servidores federais, as perdas constitucionais de cada nova modalidade de aposentadoria e a importância das entidades na reconquista de direitos. Logo após, o representante do DIEESE/SE, o economista Luis Moura, fez um comparativo econômico dos reajustes salariais entre os setores públicos e privados desde a década de 1990. No momento do debate, as principais dúvidas foram sobre o melhor caminho para a aposentadoria e as possibilidades jurídicas para a conquista da paridade.
O secretário de Imprensa do sindicato, Joaquim Antonio, coordenou a mesa da tarde. O tema FUNPRESP foi trabaçhado pelo representante da Fundação, Cícero Rafael, e dr. Luis Fernando, assessor jurídico dos federais. Rafael apresentou o Fundo de pensão como um modelo seguro para o servidor optante. Por sua vez, o assessor jurídico fez um contrapondo demonstrando algumas fragilidades dos Fundos de Pensão no que diz respeito à sua gestão. Destacou, para isto, os casos da Patronal e Geap que tiveram má gestão.
Ao final os participantes decidiram pressionar o governo, por meio de mobilizações, para mudar este modelo de aposentadoria complementar e não optar pela FUNPRESP. O SINDIPREV/SE apresentou a possibilidade de modalidades de aposentadoria e colocou seu setor jurídico à disposição dos trabalhadores que precisarem.
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT / Assessoria Imprensa SINDIPREV/SE
Conteúdo Relacionado