CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SECRETÁRIA DE COMBATE AO RACISMO DA CUT FALA SOBRE III CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
22/11/2013
O mês de novembro é um período simbólico na luta pelo combate ao Racismo. É marcado como o mês da Consciência Negra, onde, em todo o país, são realizados debates, manifestações e atos que simbolizem a luta da população negra para ver garantidos os seus direitos. Também é um momento privilegiado para chamar a sociedade a refletir e buscar soluções efetivas contra toda forma de discriminação e de racismo que possa ferir a dignidade humana de qualquer cidadão.
Este ano a agenda de eventos agregou a III Conapir – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR-PR, que comemora dez anos de sua criação, a III CONAPIR, que aconteceu de 5 a 7 de novembro, em Brasília, propôs à sociedade brasileira o debate sobre ‘Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo’.
Clique sobre a imagem e assista a entrevista
Com a participação de cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 1,2 mil delegados e 200 convidados, a cerimônia de abertura contou com as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, cerca de doze ministros de seu governo, além de lideranças, parlamentares e representantes dos movimentos social e sindical dos pais.
A dirigente, em sua fala, apontou que é possível dizer que a questão central deste encontro, entre tantos momentos positivos, foi o de apresentar as pautas de reivindicações históricas da população negra do país. “Em que pese os avanços conquistados nestes últimos dez anos, infelizmente ainda persiste a desigualdade social entre trabalhadores negros e não negros, inclusive no mercado de trabalho, onde a grande maioria dos trabalhadores negros recebem salários menores que os demais”, destaca Nogueira.
“Esta atitude da presidenta Dilma Rousseff reforça as lutas e posições que a população negra defende de que, cada vez mais, através de políticas afirmativas, sejam desenvolvidas ações que auxiliem a combater o foco que ainda persiste a população e trabalhadores negros e não negros”, reitera a secretária.
José Carlos Araújo - Assessoria de Imprensa CNTSS/CIT
Conteúdo Relacionado