Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIRIGENTES REPRESENTAM CNTSS/CUT EM ATO CONTRA O PL 4330 REALIZADO EM 06/08, NA AVENIDA PAULISTA

Dirigentes representam CNTSS/CUT em ato contra o PL 4330 realizado em 06/08, na Avenida Paulista

06/08/2013

Manifestação, que ocorreu pela manhã em frente à sede da FIESP, foi chamada pela CUT Nacional e demais Centrais Sindicais para protestar contra o PL 4330 da terceirização

Escrito por: Assessoria CNTSS/CUT

 

 

As secretárias geral e de mulheres da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, respectivamente, Célia Regina Costa e Maria Aparecida Faria, representaram a Confederação em ato realizado na manhã de hoje, 06 de agosto, em frente à sede da FIESP – Federação da Indústria do Estado de São Paulo, na Avenida Paulista, contra o Projeto de Lei 4330, que trata sobre a terceirização.

 

 

A manifestação de hoje foi convocada pela CUT Nacional e demais Centrais Sindicais. Considerado um dia nacional de protesto contra o PL da terceirização, as mobilizações em todo o país tiveram a finalidade de chamar a atenção dos trabalhadores contra este projeto que só beneficia os empresários. A iniciativa das centrais prevê que os atos aconteçam principalmente em frente das sedes de entidades que representam o empresariado.

 

A CUT avalia que tanto a indicação do projeto como a iniciativa para sua aprovação conta com a participação de parcela do empresariado brasileiro que procura tirar direitos conquistados pelos trabalhadores por meio de muita luta.  A Central tem se mostrado contrária a este Projeto e vem discutindo com o governo, parlamentares e empresários os principais pontos do texto, por meio da mesa de negociação quadripartite.

 

A CNTSS/CUT também é contra o PL e destaca que os trabalhadores do setor público também deverão ser atingidos duramente caso este projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional. Para a secretária de Mulheres da Confederação e secretária geral adjunta da CUT Nacional, Maria Aparecida Faria, é estratégico para a classe trabalhadora de todo o país lutar contra a aprovação deste PL. “O PL só beneficia os empresários ao tirar direitos dos trabalhadores e também por fragmentar a luta da classe trabalhadora”, destaca a secretária.

 

Para Célia Regina Costa, secretaria geral da Confederação, o ato na Avenida Paulista demonstrou claramente o descontentamento dos trabalhadores com este projeto proposto pelo deputado Sandro Mabel (PMDB/GO). “Vejo que os trabalhadores estão mandando um recado claro para os parlamentares em Brasília que deverão votar o texto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania já na próxima semana,“ afirma a secretária.

 

Veja alguns dados levantados pela CUT Nacional sobre o projeto:

                                    

 “O texto já recebeu o aval do relator, o deputado Arthur Maia (PMDB-BA), e pode ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania na próxima semana. Se aprovado, o PL vai reduzir direitos e piorar condições de trabalho e salário dos terceirizados, que hoje somam 12 milhões de brasileiros.
 

Os números provam a precarização atual. Hoje, mais de 70% dos terceirizados têm menos direitos trabalhistas que os contratados diretamente. Segundo estudo da CUT e do Dieese, realizado em 2011, o trabalhador terceirizado permanece 2,6 anos a menos no mesmo posto de trabalho, tem uma jornada semanal de três horas a mais e ganha 27% menos que o contratado direto.

 

O Dieese aponta ainda que, a cada 10 acidentes de trabalho, oito ocorrem entre terceirizados.”

 

 

 

Clique na imagem acima e assista a entrevista

 

José Carlos Araujo

Assessoria de Imprensa - CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]