CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT APOIA VETO DA PRESIDENTA DILMA CONTRA A EXTINÇÃO DA MULTA DE 10% SOBRE SALDO DO FGTS
02/08/2013
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de seu presidente, Sandro Alex de Oliveira Cesar, manifesta apoio ao veto da presidenta da República, Dilma Rousseff, à medida que previa a extinção da multa de 10% sobre o saldo do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em casos de demissão sem justa causa.
A Direção da Confederação entende que a atitude da presidenta resguarda um direito conquistado e estabelece coerência com o projeto de valorização da classe trabalhadora defendido pela Confederação e a CUT – Central Única dos Trabalhadores. Compreende, ainda, que se trata de uma medida corajosa por ensejar uma reação dura e crítica por parte do empresariado e dos meios de comunicação.
A Confederação é favorável à manutenção da multa por entender que sua extinção, além de prejudicar os trabalhadores (as), beneficia única e exclusivamente o empresariado que se utiliza da redução da folha salarial com o consequente aumento dos lucros. A CNTSS/CUT tem em sua base Sindicatos e Federações que representam trabalhadores (as) dos setores público e privado que seriam atingidos (as) por esta medida.
Lembramos, ainda, que o fim da multa prejudicaria investimentos feitos pelo governo federal no Programa Minha Casa, Minha Vida, que recebe com exclusividade estes recursos, e que beneficia majoritariamente os trabalhadores.
A CNTSS/CUT sabe que esta luta não está finalizada. O veto da presidenta agora deve passar pelo Congresso Nacional. Por este motivo, queremos chamar a atenção dos congressistas para que votem a favor do veto e, desta forma, pelos direitos da classe trabalhadora e pela garantia de manutenção de recursos para projetos sociais importantes para a sociedade.
Assim, reforçamos a convocação feita pela CUT Nacional para a mobilização de todas as entidades dos trabalhadores em defesa da manutenção do veto. Esta bandeira foi incluída pela CUT na agenda de mobilizações da classe trabalhadora que devem ocorrer em todo o território nacional.
Sandro Alex de Oliveira Cesar
Presidente da CNTSS/CUT
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social
Conteúdo Relacionado