CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DO DIA NACIONAL DE LUTA PROMOVIDO PELA CUT EM 11 DE JULHO
12/07/2013
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participou ativamente do Dia Nacional de Lutas promovido pela CUT e demais Centrais Sindicais nesta quinta-feira, 11 de julho. Os sindicatos filiados à Confederação realizaram manifestações em seus Estados agregando às reivindicações das Centrais Sindicais a pauta do Ramo da Seguridade Social.
Desta forma, Saúde, Educação, Previdência e Assistência Social foram temas que também fizeram parte das bandeiras de luta em todo o país durante as manifestações realizadas pela classe trabalhadora e movimentos sociais. O ato que marcou o dia na cidade de São Paulo aconteceu na avenida Paulista e reuniu todos os presidentes das Centrais Sindicais e lideranças sociais.
Maria Aparecida Faria, secretária geral adjunta da CUT e secretária de Mulheres da CNTSS/CUT, esteve presente ao ato e foi uma das lideranças que falou aos trabalhadores no carro de som ao lado dos presidentes nacional e estadual da CUT, respectivamente Vagner Freitas e Adi dos Santos Lima.
Na opinião da secretária da CNTSS/CUT, a mobilização na avenida Paulista foi importante para reafirmar para as lideranças políticas e toda a sociedade a luta dos trabalhadores. Na sua fala, fez questão de destacar as reivindicações que pautaram os trabalhadores neste dia de mobilizações, como exemplos 10% para a Saúde, fim do fator previdenciário, fim da terceirização e política para os aposentados.
“Sem dúvida nenhuma a concentração aqui na Paulista foi um sucesso. Foi um ato vitorioso dos trabalhadores que saíram às ruas de forma organizada pedindo melhorias para nosso país. A Seguridade Social também marcou sua presença, não só aqui, mas em todos os Estados nós estamos participando com nossas bandeiras de melhorias nesta área. A sociedade deve também aprofundar esta discussão e garantir avanços necessários nas políticas públicas e no atendimento prestado à população”, destaca a secretária.
O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, manifestou sua opinião sobre as mobilizações. “Foi um dia muito importante para a classe trabalhadora brasileira porque demonstrou a capacidade de organização e reivindicação que os trabalhadores e trabalhadoras têm; a capacidade das centrais sindicais, que construíram uma pauta unificada e se manifestaram de maneira conjunta. Também demonstrou que as reivindicações da classe trabalhadora precisam ser atendidas pelo Congresso Nacional e pela Presidência da República, porque os trabalhadores se manifestaram claramente por entenderem que a nossa pauta, que está colocada no Parlamento, tem de ser destravada”, disse.
Adi dos Santos Lima, presidente da CUT São Paulo, também reafirmou a importância da luta dos trabalhadores durante sua fala. "Vamos continuar nas ruas até o atendimento das reivindicações, mesmo com diferenças entre as centrais", afirmou o presidente.
Clique na imagem acima e assista a entrevista
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa - CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado