CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS REPUDIA MATÉRIA COM CONTEÚDO CALUNIOSO SOBRE A ISP PUBLICADA PELA ISTOÉ
01/10/2012
Queremos tornar pública nossa indignação com a falta de responsabilidade jornalística da Revista IstoÉ, ao publicar em sua última edição, matéria com conteúdos caluniosos e de difamação sobre a Internacional de Serviço Públicos - ISP-Brasil e seus representantes.
A Internacional de Serviços Públicos é uma federação sindical global dedicada à promoção da qualidade dos serviços públicos em todas as partes do mundo. A entidade reúne mais de 20 milhões de trabalhadores, representados por 650 sindicatos de 148 países e territórios.
A ISP é respeitada e reconhecida mundialmente por entidades sindicais de todos os países do mundo e por organismos internacionais como a OIT – Organização Internacional do Trabalho - agência ONU que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
A matéria demonstrou total desconhecimento do autor sobre o tema abordado e uma grave despreocupação jornalística, já que são feitas inúmeras acusações sem provas. Isso torna evidente que o objetivo da matéria está longe de ser o de informar, mas sim, confundir os leitores utilizando-se de artifícios rasteiros, que são a calúnia e a difamação. Este tipo de atitude nos leva a crer que em nenhum momento houve interesse em se fazer cumprir o papel do jornalismo, que é informar a população sobre os reais acontecimentos e não distorcê-los com intuito de atender a outros interesses.
São Paulo, 1º de outubro de 2012.
Maria Aparecida Faria
Presidenta da CNTSS
Segue abaixo, nota publicada no site da ISP-Brasil sobre a matéria publicada na Revista Istoé
Sobre a matéria da Revista Istoé acerca da ISP – Internacional de Serviços Públicos
A matéria publicada pela revista Istoé sobre a Internacional de Serviços Públicos ISP Brasil é carregada de inverdades e insinuações de grande leviandade. A ISP é uma entidade sindical internacional, fundada em 1907 e que representa 20 milhões de trabalhadores do setor público em mais de 150 países. É uma entidade internacional, com presença nos cinco continentes, reconhecida pela ONU e pela OIT pela seriedade com que representa seus milhões de filiados.
No Brasil iniciou suas atividades em 2001, quando sindicatos e confederações sindicais brasileiras começaram a ela se filiar, chegando um total de 26 entidades, cujas anuidades, em 2011, perfazem um montante de R$ 367.454,00. Muito longe dos 7 milhões de reais anuais descritos na referida “reportagem”. Além disso, a ISP não recebe recursos oriundos da contribuição sindical obrigatória por lei no Brasil. Anualmente, presta contas às suas filiadas, e passa por Auditoria Externa independente nacional e internacional.
A intervenção junto à OIT se dá através da ISP mundial, que tem o status consultivo no ECOSOC – Conselho Econômico Mundial da ONU - conforme informação em página da ONU.
O publicado pela dita revista, é – tão somente – lamentável e mentiroso. Tamanho despropósito é evidente má-fé.
São Paulo, 29 de setembro de 2012.
Monica Valente
Secretária Sub Regional da ISP Brasil
Conteúdo Relacionado