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A crise dos jornais está na agenda, e a dos jornalistas?

22/05/2009

A preocupação da maioria dos jornalistas com a crise dos jornais está ligada diretamente à insegurança sobre o futuro de empregos.

Escrito por: Observatório da Imprensa

A crise dos jornais está na agenda, e a dos jornalistas? • Carlos Castilho

O grande assunto atual em todas as rodas de jornalistas é o futuro dos jornais. Todo mundo está preocupado com o possível desaparecimento da imprensa escrita, mas até agora poucos se deram conta de que a atividade jornalística também está em questão.

A preocupação da maioria dos jornalistas com a crise dos jornais está ligada diretamente à insegurança sobre o futuro de empregos, da estabilidade salarial e do guarda chuva de garantias sociais. É natural que seja assim, porque afinal de contas um emprego na indéstria de jornais , revistas, rádio e televisão é uma espécie de âncora num mercado de trabalho marcado pela instabilidade e fluidez.

É também um sintoma da dependência que os profissionais criaram em relação às empresas durante a época em que os jornais e os jornalistas tinham a exclusividade na produção de noticias. Os free lancers e autônomos eram uma exceção e de certa forma também um luxo, já que só os mais bem sucedidos na profissão podiam se arriscar a um vôo solo.

A internet e a avalancha informativa digital não mudaram apenas o modelo de negócios da imprensa ao causar a queda de receitas tanto com publicidade como em vendagem em quase todo o mundo. A Web, parte da internet, está também alterando a rotina e os valores da atividade jornalística, sem que este tema tenha sido até agora discutido em profundidade.

A maioria dos profissionais talvez ainda espere que os jornais consigam criar um novo modelo de negócios e aí tudo voltaria ao normal. Só que isto é uma ilusão. A imprensa vai descobrir um novo modelo de negócios mas é quase certo que ele terá muito poucas semelhanças com o atual, porque houve uma mudança irreversível na produção de informações. Ela não está mais concentrada nos jornais e assumiu um caráter descentralizado na internet.

Tudo indica também que a nova fórmula comercial da imprensa não estará apoiada na formação de grandes redações. Isto significa que a segurança do emprego em empresas jornalísticas deve ser descartada como perspectiva profissional futura, como afirma o professor Mark Deuze [1], autor do livro Media Work e considerado o maior especialista mundial em mercado de trabalho na mídia.

Fica fácil então perceber que os jornalistas profissionais terão que enfrentar duas perguntas incômodas:

1) O que o futuro reserva para a atividade, descartada a opção por jornais e revistas no formato tradicional;
2) Como será possível sobreviver numa nova realidade marcada pela participação dos cidadãos como produtores de notícias e pela necessidade de especialização para ocupar nichos informativos vagos até agora pela inexistência de público consumidor significativo?

A primeira pergunta é impossível responder dada a sua complexidade e principalmente à necessidade de que os profissionais iniciem um debate sério sobre a questão. Seria muita pretensão tentar uma resposta pessoal pois trata-se de um problema onde apenas a troca de experiências e conhecimentos permitirá chegar a conclusões minimamente realistas.

Já no como sobreviver, dá para alinhavar algumas possibilidades, com base na experiência de jornalistas que se aventuraram na blogosfera. É verdade que só uns poucos conseguiram até agora um nível de receita financeira equivalente ao que teriam num emprego convencional. Mas as possibilidades e desafios desta nova área informativa continuam seduzindo um número crescente de profissionais desiludidos com as redações.

Ainda com base nas experiências, tanto de profissionais como não profissionais, dá para colocar para discussão de jornalistas numa mesa de bar, três grandes questões relacionadas à produção de weblogs informativos:

1) Identificação de um nicho informativo;
2) Envolvimento pessoal na produção dos conteúdos noticiosos;
3) Formação de comunidades de informação.

O primeiro item é quase óbvio. Quem, por opção ou necessidade, entrar na blogosfera tem que procurar um diferencial para poder atrair visitantes para seu blog, página e agora também nos micro-blogs do Twitter. A Web tornou viável a chamada Cauda Longa [2], que explica como nichos informativos podem sobreviver, até mesmo financeiramente, graças ao fim das limitações geográficas na rede mundial de computadores. Hoje a distância entre produtor e consumidor não é mais medida em horas ou quilômetros, mas em clics do mouse de um computador.

O segundo item é mais complicado porque quebra valores tradicionais do jornalismo como o distanciamento em relação aos fatos. Hoje, um blog informativo deve criar um diferencial em relação à mídia convencional ao estabelecer um relacionamento personalizado com o público. Um leitor de blog quer sentir a participação do autor na notícia porque isto é essencial para ele poder avaliar a credibilidade do material, já que há pelo menos 120 milhões de blogs em todo mundo, ao contrário de algumas dezenas de milhares de jornais impressos.

Finalmente o terceiro item amplia a mudança de rotinas e valores do ofício jornalístico num ambiente marcado pela avalancha informativa. O jornalista está sendo chamado a assumir funções de mediador de grupos de usuários da Web que fornecem dados, fatos e novidades para o profissional criar informações processadas e investigadas. Para criar esta rede de informantes, o jornalista terá que mudar o seu relacionamento com o público, coisa que não é fácil, conforme mostra a experiência de muitos com a gestão de comentários postados em blogs.

Cada um destes itens merece um detalhamento muito maior. Aqui eu só dei indicações gerais. O resto a gente vai ter que discutir, e muito, aqui no Código e fora dele.



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