Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS PARTICIPA DA 3º CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

CNTSS participa da 3º Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

10/10/2011

Escrito por: Imprensa CNTSS

CNTSS participa da 3º Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres
•Clara Bisquola - Imprensa CNTSS

No final do dia, encerra a 3º Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que vem ocorrendo desde sábado (08) no Expo Center Norte, em São Paulo. Nestes três dias foram discutidos e votados os temas que foram debatidos nos municípios e que deverão ser apresentados na 3º Conferência Nacional de Políticas de Mulheres que vai ocorrer de 12 a 15 de dezembro de 2011, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SMP) e o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM). O objetivo da Conferência Nacional é discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil.

Para a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Brasil, Rosane da Silva o sucesso dessa conferência se deve ao esforço da mobilização social organizado, tanto pelas mulheres sindicalistas, como pelas mulheres dos movimento feminista. “ O processo dessa conferência desde o início foi tumultuado. O governo estadual tinha uma política de tentar esvaziar o máximo a conferência, não é a toa que ela termina em uma segunda -feira onde todos os eixos serão votados, para que o movimento social não conseguisse se organizar. Nós construímos uma unidade muito grande no movimento social , principalmente entre a CUT e a Marcha das Mulheres para; não somente eleger as delegadas; mas garantir todo processo do debate de nossas propostas que estão sendo discutidas e votadas aqui para serem encaminhadas para a Conferência Nacional . Nossos eixos de discussão passam pela Igualdade de oportunidades e garantia de direitos no trabalho; garantir a oferta de creches públicas, de qualidade e em período integral; A ratificação da Convenção 189 da OIT sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras Domésticas; Ratificar e regulamenta a 156 que trata do compartilhamento das responsabilidades familiares entre homens e mulheres; ampliar a participação política da mulher, entre outros. Precisamos garantir também os temas gerais da classe trabalhadora, que são nossas bandeiras de lutas como é a redução da jornada de trabalho. O grande salto dessa 3º Conferência é que o Movimento Social Organizado em torno da Central Única dos Trabalhadores e da Marcha Mundial das Mulheres deram o tom nas discussões políticas durante todos os trabalhos e no embate com esse Governo neoliberal , que foi um dos últimos a assinar o pacto de combate à violência, exatamente pelo modelo de sociedade que esse Governo defende onde as mulheres não tem ter políticas específicas”, finaliza Rosane.

Para a representante das mulheres da seguridade social, a Secretária de Mulheres da CNTSS Célia Regina Costa, as experiências e os debates desses três dias trouxe um saldo bastante positivo. “As mulheres da seguridade social estão de parabéns. Elas vêm participando desde as Conferências municipais, regionais e agora, estamos em um número bastante expressivo nesta estadual. Nosso desafio é conseguirmos uma boa delegação a Conferência Nacional e discutir políticas de seguridade social para as trabalhadoras e trabalhadores e as propostas que a CUT vem defendendo”, finaliza Célia. No final do dia será realizada a eleição e o referendo das delegadas que irão participar da Conferência Nacional em dezembro de 2011.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]