Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > APÓS VITÓRIA ESMAGADORA, OPOSIÇÃO COMEÇA A FORMAR GOVERNO NO JAPÃO

Após vitória esmagadora, oposição começa a formar governo no Japão

31/08/2009

Escrito por: Fonte - da BBC

Após vitória esmagadora, oposição começa a formar governo no Japão

O líder da oposição no Japão, Yukio Hatoyama, deu início às negociações para formar o novo governo, depois da vitória esmagadora do Partido Democrático do Japão (PDJ) nas eleições deste domingo.
De acordo com projeções da mídia japonesa, o PDJ obteve 308 dos 480 assentos da Câmara Baixa do Parlamento do país, pondo fim a uma hegemonia de cinco décadas quase ininterruptas do Partido Liberal Democrático (PLD), do atual primeiro-ministro, Taro Aso.

O PLD teria obtido 119 cadeiras, invertendo a posição dos partidos na Câmara Baixa. Os resultados oficiais das eleições ainda não foram divulgados, mas Aso já anunciou que vai deixar a liderança de seu partido.
Com a projeção dos resultados, o índice Nikkei do mercado japonês apresentou a maior alta dos últimos 11 meses no começo da manhã, mas a alta do iene e quedas nas bolsas chinesas levaram o pregão a encerrar seus negócios em baixa de 0,3%.

Hatoyama, que é neto do fundador da fábrica de pneus Bridgestone, deverá ser confirmado como o novo primeiro-ministro quando o Parlamento japonês se reunir, dentro de cerca de duas semanas. Seu partido também está em negociações com dois partidos menores, da oposição, cujo apoio será necessário na Câmara Alta do Parlamento.

"Finalmente vamos conseguir mexer na política, criar um novo tipo de política que corresponda às expectativas das pessoas", disse Hatoyama nesta segunda-feira.
Governo

A expectativa agora é se Hatoyama será capaz de cumprir suas promessas de campanha. Ele precisa levar a segunda maior economia do mundo de volta à rota de crescimento sustentável depois da recessão e combater o desemprego recorde.

Hatoyama também prometeu aumentar o sistema de pensões do Estado, apesar de o Japão enfrentar altas dívidas no setor.

Em nota divulgada neste domingo, a Casa Branca classificou as eleições no Japão como "históricas" e afirmou que o governo americano espera criar laços fortes com o novo governo.

Durante a campanha, no entanto, Hatoyama já havia indicado que buscará uma política externa mais independente e mais distante dos Estados Unidos.

A participação nas eleições gerais deste domingo no Japão foi de 69,28%, a maior desde que, em 1996, entrou em vigor o atual sistema eleitoral, informou nesta segunda-feira o governo japonês.

Assim, o número de japoneses que foi ontem às urnas superou os 67,51% registrados no pleito anterior de 2005 e alcançou os 72,02 milhões de eleitores.

O sistema eleitoral japonês permite a cada cidadão depositar duas cédulas: uma com um nome próprio, para os 300 deputados eleitos por um sistema de assento único, e outra para um partido, com o que se designa 180 representantes de modo proporcional.

Ao somar todos os votos obtidos por cada um dos dois sistemas se obtêm os 480 assentos que compõem a Câmara de Representantes (Deputados) do Japão, que elege o primeiro-ministro e aprova o orçamento.

No pleito de domingo destacou-se o recorde na participação antecipada com 13,98 milhões de pessoas, um número que superou em 5,02 milhões os eleitores adiantados de 2005.

O sistema de votação antecipada começou nas eleições de 2004 e com base nele os japoneses podem exercer seu direito ao voto até o dia anterior à abertura dos colégios se têm uma razão pela qual não podem votar no dia do pleito.

Segundo as autoridades, os eleitores compareceram apesar das fortes chuvas em Tóquio, causadas pela aproximação de um tufão, e de um alerta de gripe suína emitido pelo governo.



  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]