Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 13º PLENÁRIA: CUT/SP DEFINE PLANO DE LUTAS

13º Plenária: CUT/SP define plano de lutas

29/08/2011

Escrito por: CUT SP

13º Plenária: CUT/SP define plano de lutas Tatiana Melim - CUT/SP

Encerrou na tarde desta sexta-feira, (26), a 13ª Plenária Estatutária da CUT/SP, que teve início na última quarta. Durante os três dias de atividades, foram debatidos e aprovados emendas e propostas que redefinem o modelo político-organizativo da CUT, como forma de fortalecer um sindicalismo que seja combativo e independente.

O questionamento do que é ser de fato um sindicato cutista permeou todo o debate, que apontou, em diversos momentos, para a necessidade de preservação de concepções históricas da fundação da CUT, além da reflexão de que é preciso a Central preparar um projeto que qualifique e dê oportunidade para a renovação dentro dos diversos sindicatos filiados e da própria CUT.

O “Plano de Lutas” aprovado pela maioria do plenário contém propostas que alteram a relação dos sindicatos com a sua base, como o novo projeto de sustentação financeira das entidades filiadas à CUT, com a reafirmação do fim do imposto sindical, o que significa a busca por uma nova estrutura que não dependa do imposto, e sim da contribuição voluntária decidida democraticamente pelos trabalhadores/as em assembleia.
Além de propostas que alteram o modelo de organização interna da Central, foram aprovados projetos que discorrem sobre a disputa de rumos do país, da sociedade e do movimento sindical, com o destaque para a luta pela liberdade e autonomia sindical, que é tema da 13ª Plenária Nacional, que acontecerá do dia 3 a 7 de outubro.

Todas as emendas aprovadas na Plenária Estadual de São Paulo serão encaminhadas para a etapa nacional, onde será definida se as propostas passarão a fazer parte do estatuto e da luta da Central Única dos Trabalhadores.

Os nomes que farão parte da delegação de São Paulo para a Plenária Nacional deverão ser entregues à direção da CUT/SP até segunda-feira (29). O critério de proporcionalidade para que todos os ramos sejam representados é a relação de 1 representante para cada 10 mil associados, conforme dispõe a resolução da CUT. No total, serão 78 delegados/as que representarão o estado de São Paulo.

Debate estadual-CUT/SP
No estado de São Paulo, passa a vigorar, a partir desta Plenária, que o apoio financeiro para custear o novo formato do 1º de Maio possa vir dos movimentos sindicais e/ou de parceria público/privada.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]