O corpo do secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas, foi cremado na manhã desta segunda-feira, na Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo. Ele morreu no sábado vítima de infarto do miocárdio, aos 57 anos. O velório ocorreu ontem na Santa Casa de Misericórdia.
Segundo nota divulgada pela pasta, Barradas sentiu-se mal em casa e deu entrada no hospital por volta de 19h já com parada cardíaca. Ele deixa dois filhos e um neto.
Trajetória - Barradas se formou em medicina pela Santa Casa de São Paulo em 1976. Foi assessor dos ex-ministros da Saúde Adib Jatene e José Serra, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo durante a gestão do prefeito Mario Covas e secretário-adjunto de Saúde no governo de Covas e de Geraldo Alckmin.
O secretário, um dos criadores do SUS (Sistema Único de Saúde), assumiu a Saúde em janeiro de 2003. Sob seu comando, a secretaria entregou 31 novos hospitais, criou o programa Dose Certa para distribuição gratuita de medicamentos básicos à população, construiu o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, entregou duas novas fábricas de remédios, construiu uma fábrica de vacinas, idealizou e entregou os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), criou Centros de Referência do Idoso, idealizou a lei anti-fumo, entre outras iniciativas