Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC ESTREIA TV DOS TRABALHADORES EM AGOSTO

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC estreia TV dos Trabalhadores em agosto

27/07/2010

Escrito por: [Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC]


Após mais de 23 anos de luta, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, colocam no ar, em agosto, a primeira emissora de televisão do trabalhador, a TVT. Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (ainda a ser confirmada oficialmente), o evento que marcará a estreia da emissora será realizado em São Bernardo do Campo, onde ficam os estúdios da TVT. Todos os detalhes sobre o evento, além de informações técnicas e programação serão fornecidas no próximo dia 29/07 (quinta-feira), às 15h30, na sede do Sindicato, durante entrevista coletiva à imprensa, que será concedida pelo presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, e o presidente da Fundação, Valter Sanches.

“É um sonho que começa a ser tornar realidade e também a consagração do projeto de comunicação priorizado por esta direção. O Sindicato representa mais de 100 mil trabalhadores de uma das regiões mais produtivas e importantes do Brasil e da América Latina. Temos, portanto, o direito legítimo e legal a uma emissora de televisão, reivindicação histórica de uma categoria, que foi referendada em sucessivos congressos. Os trabalhadores tem direito a ter uma emissora de TV, assim como outros seguimentos da sociedade, como igrejas e universidades, já tem há tempos”, afirma o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.

A TV dos Trabalhadores irá ao ar pelo canal 46 UHF-Mogi das Cruzes , além de canais comunitários em todo o Estado de São Paulo e também pela NGT - a cabo (na coletiva será fornecida a tabela de numeração de todos os canais que vão transmitir a programação). Inicialmente, a TVT terá uma hora e meia diária de produção própria, com um telejornal e dois programas de debates. Para o restante da grade de programação, foram firmadas parcerias com a TV Brasil e as TVs Câmara e Senado para retransmissão de reportagens especiais e documentários.

SINDICATO É MANTENEDOR DE FUNDAÇÃO - A outorga da emissora foi feita em outubro do ano passado por meio de decreto assinado pelo presidente Lula e pelo então ministro das Comunicações, Hélio Costa passado e publicada no Diário Oficial da União. A concessão é de um canal educativo e foi feita à Fundação Sociedade de Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade que tem como instituidor e mantenedor o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Além do Canal 46 UHF, a Fundação também já teve outorgadas, no ano passado, mais uma emissora UHF e duas emissoras de rádio.
A Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho foi criada em 10 de setembro de 1991, sem fins lucrativos, para produzir e divulgar programas de conteúdos educativo, cultural, informativo e recreativo, em todo o território nacional. A Fundação é dirigida por conselho composto por 40 membros, que representam diversas categorias de sindicatos filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores), como Metalúrgicos e Químicos do ABC, Bancários de São Paulo e do ABC, Petroleiros, Professores e Jornalistas de São Paulo. Em outubro de 2007, assembléia extraordinária no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aprovou aporte no valor de R$ 15 milhões à área de comunicação para os próximos anos.

ACM NEGOU - O primeiro pedido de concessão de canais de rádio e televisão para os trabalhadores via Sindicato foi feito em setembro de 1987. A entidade participou de quatro concorrências de concessão de radiodifusão e foi preterida em todas, apesar de ter cumprido todos os requisitos exigidos por lei. Em 1992, houve mais uma negativa, à época já em nome da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho.

Em abril de 2005, a Fundação conseguiu a concessão do canal educativo 46, com sede no município de Mogi das Cruzes (Grande São Paulo), com aprovação do Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente Lula assinou o decreto da concessão na abertura do 16º Congresso Continental da Ciosl-Orit (Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres - Organização Regional Interamericana de Trabalhadores), que reuniu representantes das principais centrais sindicais de 29 países das Américas.

No ato, Lula lembrou que era deputado constituinte quando levou o deputado federal e então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Vicentinho (PT), para conversar com o ministro das Comunicações à época, Antônio Carlos Magalhães (governo Sarney), e pedir pela primeira vez a concessão.


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]