Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > VITÓRIA DOS MOVIMENTOS JUVENIS

Vitória dos movimentos juvenis

06/08/2010

Senado aprova PEC da Juventude e garante inserção dos jovens na Constituição Federal

Escrito por: Coletivo da Juventude SindSAÚDE-SP

Foi com uma mobilização que transcendeu os gabinetes do Senado, ganhando corpo nas páginas das redes sociais,que os militantes da CUT, do Conselho da Juventude e de diversos movimentos da Juventude pediram e pressionaram os parlamentares pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 42/08, a PEC da Juventude.

E por unanimidade, os senadores consentiram da importância deste instrumento para a sociedade e aprovaram a PEC da Juventude em primeiro e segundo turno na noite desta quarta-feira (7).
Com isso, caso seja ratificada pelo presidente Lula, a PEC irá incluir a Juventude no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, garantindo assim, o acesso a direitos que já são constitucionalmente assegurados às famílias, crianças,adolescentes e idosos. “Com a inclusão na Constituição Federal, os jovens passam a ter direitos econômicos, sociais, culturais, possibilitando pensar e criar políticas públicas para a Juventude com muito mais facilidade”,avalia a secretária de Juventude da CUT, Rosana Sousa.

Para ela, a ratificação da PEC da Juventude será um divisor de águas no acesso dos jovens as políticas públicas.“A partir desta resolução, você vai ter todo o conjunto da sociedade defendendo o tema e as especificidades da juventude, deixando de ser uma coisa de agrupamento para ser uma questão de todo o conjunto.”

A juventude da CUT participou ativamente no processo de construção e acompanhamento da PEC, com contribuição mais efetiva na Comissão de Parlamento na figura da própria dirigente CUTista e do secretário de Juventude da CUT-PE, Paulo Bezerra.

Atualmente, existem 50 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, conforme dados do Conselho da Juventude. A PEC vai indicar a necessidade de um Plano Nacional de Juventude a ser concretizado nos próximos dez anos com metas a serem cumpridas pela União,em parceria com estados e municípios e organizações juvenis.

“O importante agora é que a gente consiga colocar em práticas todas as propostas que estão inseridas na PEC”, finaliza a dirigente CUTista.

Fonte - Renata Scaquetti


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]