Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > BRASIL REGISTRA MAIOR NÚMERO DE ESTUPROS DE SUA HISTÓRIA

Brasil registra maior número de estupros de sua história

07/11/2023

Busca por clínicas clandestinas leva a mortalidade materna devido a abortos inseguros a ser uma das principais causas de morte entre as mulheres

Escrito por: Sinpsi SP

 

17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado em julho deste ano, apresenta um número estarrecedor: em 2022 foram registrados 74.930 casos de estupro, aumento de 8,2% em relação ao ano anterior; desses, 56.820 casos (mais de 70%) foram cometidos contra menores de 14 anos. Os dados do anuário produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que 2022 foi o ano de maior ocorrência de estupros no país.

 

Negras são a maioria das vítimas

 

Esmiuçando esses números, o Anuário chega ao quadro a seguir, os dados, compilados pelo Instituto Patrícia Galvão.

 

Vítimas

88,7% são do sexo feminino

11,3% são do sexo masculino

 

Vítimas crianças

61,4% têm entre 0 e 13 anos de idade

10,4% têm menos de 4 anos

 

Perfil racial

56,8% negras

42,3% brancas

0,5% indígenas

0,4% amarelas

 

Agressores das vítimas de 0 a 13 anos

86,1% são conhecidos

64,4% são familiares

 

Agressores das vítimas a partir de 14 anos

77,2% são conhecidos

24,3% são de autoria de parceiros ou ex-parceiros íntimos

 

A legislação brasileira autoriza a realização de aborto legal em casos de estupro, risco de morte para gestante e fetos com anencefalia, no entanto, ainda há um grande estigma entre as mulheres para procurar serviços de saúde pública, devido ao preconceito, falta de informação e pressão religiosa entre outros fatores. A busca por clínicas clandestinas leva a mortalidade materna devido a abortos inseguros a ser uma das principais causas de morte entre as mulheres. Segundo a Associação Gênero e Número, uma em cada 28 internações na rede pública por falha na tentativa de aborto resultaram em morte da mulher.

 

Avanços e retrocessos

 

Encontra-se no Superior Tribunal Federal (STF) ação movida pela bancada do Psol para que o aborto legal seja permitido até o terceiro mês de gestação (12 semanas). Até o momento, o processo recebeu apenas o voto da ex-ministra Rosa Weber, favorável ao pleito.

 

Na contramão dessa postura, tramitam no Congresso diversos projetos que buscam restringir ou proibir o aborto legal. Em setembro, o senador Magno Malta (PL-ES) apresentou uma proposta para mudar o artigo 5 da Constituição, assegurando o direito à vida desde a concepção, na prática, criminalizando qualquer tipo de aborto. Outro senador, Rogério Marinho (PL-RN) protocolou, em 26 de setembro, pedido para a realização de um plebiscito nacional com o nada tendencioso título “você é favor da legalização do crime de aborto?”.   

 

Papel da Psicologia

 

A Psicologia sempre teve papel importante no campo dos direitos reprodutivos e da saúde, física e mental, de mulheres vítimas de estupro. O sistema conselhos atua ativamente no debate sobre a legalização do aborto, participando de fóruns, debates, promovendo a discussão com o Legislativo entre outras ações. Nos dias 7 e 8 de outubro, o Conselho Federal de Psicologia participou da 4ª Plenária da Frente Nacional pela Legalização do Aborto e Contra a Criminalização das Mulheres (FNPLA), ocorrida em Recife. “O CFP é integrante do FNPLA e se posiciona agindo sobre as situações de vulnerabilidade social e psicológica que provocam sofrimento psíquico, como é o caso da manutenção de uma gravidez indesejada”, informa o site do Conselho.

 

Estupro de vulneráveis, agressão contra mulheres, aborto clandestino e gravidez indesejada são temas que as psicólogas devem atuar sempre com o olhar na mulher vítima da violência.

 

 

Conselho Federal de Psicologia / Associação Gênero e Número / Instituto Patrícia Galvão

 

 

Por Norian Segatto

 

 

 

Fonte:  https://acesse.dev/wnPk0

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]