Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DIRIGENTES DO SINDSAÚDE-SP VÃO AO MÉXICO PARA DISCUTIR REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE CUIDADOR(A)

Dirigentes do SindSaúde-SP vão ao México para discutir regulamentação da profissão de cuidador(a)

08/11/2023

A falta de definição de parâmetros para a categoria faz com que, muitas vezes, o(a)s profissionais exerçam atividades que seriam de outros segmentos, como o trabalho doméstico

Escrito por: Sindsaúde SP

 

A presidenta, Cleonice Ribeiro, e a Secretária Adjunta de Administração e Finanças do SindSaúde-SP, Maria Godói Faria, estarão a partir do dia 14 de novembro em um seminário promovido pela UNI Global Union, federação sindical global que reúne representantes do setor público em todo mundo, para discutir a regulamentação da profissão de cuidador(a).


O encontro contará com representantes de trabalhadore(a)s, empregadores(as)s e governos da América Latina. No dia 30 de outubro, o sindicato já havia participado de um debate promovido pela entidade sobre o tema.


A falta de definição de parâmetros para a categoria faz com que, muitas vezes, o(a)s profissionais exerçam atividades que seriam de outros segmentos, como o trabalho doméstico, sem que exista uma base na qual possam se apoiar para cobrar direitos.


A função ganha ainda mais importância com o avanço do envelhecimento populacional, como demonstrou o Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O país passou a ter 55 idosos para cada 100 jovens.


Com isso, a tendência é que exista cada vez menos jovens e cada vez mais idosos, o que aumentaria a demanda por essa atividade profissional.


Diante disso, o sindicato se une a outras organizações para cobrar do governo brasileiro um projeto de lei e uma política nacional que garanta condições dignas ao segmento.


Na ocasião da atividade em outubro, Maria Faria destacou a importância do encontro realizado pela federação internacional, à qual o sindicato é filiado, que conseguiu reunir representantes do setor público e privado para discutir as especificidades da profissão.


"Temos duas prioridades, reconhecer a atividade profissional e investir em formação para que não tenhamos o que vemos hoje, uma indefinição do papel e sobrecarga de trabalho. A Uni Global traz esse debate com muita propriedade e que até então tratava exclusivamente do cuidado de pessoas, olhava-se exclusivamente para a questão da saúde. Mas já é possível perceber que precisamos ampliar esse leque com outros atores sociais”, explica.


Segundo Maria, o governo brasileiro se comprometeu a comparecer e deve apresentar um projeto de lei a partir de uma ação interministerial que integrou 17 pastas.


Perfil feminino


Sem regulamentação, a profissão também não aparece como um recorte específico dentro dos levantamentos oficiais. Porém, em 2021, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) promoveu um levantamento sobre o perfil de quem era responsável pelos cuidados familiares naquele período da pandemia.


De acordo com o estudo, 90% das pessoas com função de cuidadoras de crianças, idosos, pessoas com deficiência e enfermos eram mulheres.


A discussão sobre o trabalho de cuidados com pessoas tem avançado no país com a criação, neste ano, pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de um grupo interministerial para discutir a criação de uma Política Nacional do Cuidado, que deve ser elaborada pela Secretaria Nacional de Cuidados e da Família.

 

 

Fonte: https://l1nq.com/6zVCM

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]