Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE-SP PROMOVE O SEMINÁRIO COMPLEXO ECONÔMICO-INDUSTRIAL DA SAÚDE E O FUNCIONALISMO PÚBLICO DA SAÚDE NESTA SEXTA-FEIRA (6)

SindSaúde-SP promove o Seminário Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o funcionalismo público da saúde nesta sexta-feira (6)

04/10/2023

Durante o período da pandemia de Covid-19 foi notória a necessidade de se investir em uma indústria nacional voltada para o setor da Saúde

Escrito por: Sindsaúde SP

 

 

Para debater como o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) pode contribuir para a geração de empregos de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS), o SindSaúde-SP promove o Seminário CEIS e o funcionalismo público da saúde, nesta sexta-feira, 6 de outubro, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo nosso canal do Youtube e em nossa página do Facebook.

 

Para discutir o assunto, o Sindicato convidou como palestrantes Rodrigo Souza Leite, coordenador-geral de Serviços, Informação e Conectividade no Departamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde; Carlos Octavio Ocké-Reis, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Marcelo Manzano, professor de Economia do Trabalho da Unicamp; Aroaldo Oliveira da Silva, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da IndustriALL-Brasil; e Osvaldo Bezerra, o Pipoka, diretor do Sindicato dos Químicos de São Paulo e membro do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS) do governo federal.

 

A abertura do evento será realizada pela presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro e pela secretária-geral do Sindicato, Célia Regina Costa, que também irão coordenar o debate.

 

Outros convidados ligados ao tema do trabalho no serviço público e à indústria, como pesquisadores, sindicalistas, representantes das confederações e federações irão participar de forma virtual e na plateia na sede do SindSaúde-SP. O público em geral poderá participar com perguntas e comentários pelos chats das redes sociais.

 

CEIS e o funcionalismo

 

Durante o período da pandemia de Covid-19 foi notória a necessidade de se investir em uma indústria nacional voltada para o setor da Saúde. Os insumos importados eram escassos e a falta de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) deixou população e os(as) trabalhadores(as) da saúde ainda mais expostos aos riscos do Coronavírus.

 

Os equipamentos utilizados nos hospitais para o atendimento à população, também eram importados e não atendeu à demanda imediata do estado de calamidade no qual enfrentamos.

 

Por conta desse cenário, ainda durante o governo negacionista, o SindSaúde-SP iniciou o debate sobre a importância do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) no Brasil, pois o Sindicato já entendia que o tema seria de extrema relevância para o desenvolvimento econômico nacional e também por defender que essa pauta fosse tratada com o intuito de desenvolver e avançar nas pesquisas em tecnologia nacional e na qualificação profissional.

 

O SindSaúde-SP defende que esse movimento no campo da política industrial seja acompanhado de um fortalecimento do SUS, como forma de melhorar os serviços públicos de saúde e da gestão do trabalho na saúde pública.

 

“Este seminário será um aprofundamento da discussão iniciada pelo SindSaúde-SP durante o 13º Congresso, realizado em novembro de 2022”, explicou Célia Regina Costa e completou: “O governo Lula assumiu o compromisso de desenvolver esse setor ao criar uma Secretaria dentro do Ministério da Saúde e um Grupo de Trabalho, pois sabemos que a indústria brasileira pode e deve assumir esse papel de protagonismo, mas também queremos discutir um modelo do CEIS que tenha uma contrapartida social e que Estado assuma o compromisso com os trabalhadores do SUS.”

 

 

Fonte: https://l1nq.com/0b1f3

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]