O Sindsaúde ABC fechou acordo com o Sindhosp (representante patronal dos hospitais e clínicas particulares) que estabelece nova conquista para os trabalhadores: a partir de agora, está garantido o fornecimento do vale refeição. De acordo com o presidente do Sindsaúde ABC, Waldir Tadeu David, embora nem todas as reivindicações tenham sido contempladas, este é “o melhor acordo do ramo no Estado, e só foi possível graças à organização sindical e resistência às contrapropostas ruins”.
O acordo estabelece valor de R$ 11 para o vale refeição em empresas com mais de 100 funcionários, atingindo grande número de trabalhadores e empresas na região do Grande ABC, tais como os laboratórios Delboni, Fleury, Tecnolab, Ana Rosa, Lab Hormon e Unimed, entre outros. Naquelas que já concediam o vale o valor de R$ 11 será retroativo a 1º de maio. Além dessa nova conquista também foi renovada cláusula que estabelece o abono de sete dias no trabalho para acompanhamento de filho internado, conquista de grande relevância numa categoria em que predomina o trabalho feminino.
Outro item de destaque, ainda, foi a renovação do adicional noturno de 40%, superior ao previsto pela CLT. Os trabalhadores também conquistaram reajuste salarial de 5,49% sobre maio e junho e 6% a partir de julho.