Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CNS SE REÚNE COM NOVO SECRETÁRIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

CNS se reúne com novo secretário do Ministério da Saúde

19/05/2022

Conselheiras e os conselheiros reforçaram a importância da participação do secretário na titularidade da representação do MS no CNS e nas Reuniões Ordinárias do pleno

Escrito por: Sinpsi SP / CNS

 

 

Integrantes da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) estiveram reunidos no dia 12.mai com o novo secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Daniel Fernandes Pereira. O objetivo foi estreitar as relações com o secretário e estabelecer diálogo para o fortalecimento do SUS e por uma convivência democrática entre os órgãos. Entre os representantes da CNS estava a presidente do SinPsi, Fernanda Magano.

 

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destacou o papel do controle social e a importância da atuação conjunta em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sabemos que temos pontos divergentes, mas o nosso foco maior é o SUS. O CNS é formado por usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores. Portanto, não é só uma parte que atua no conselho, mas todos os segmentos juntos”. 

O secretário concordou e pediu um voto de confiança do Conselho para o aperfeiçoamento da relação entre as instâncias. “Existem questões que temos embates maiores, mas que possamos sempre ter espaços de diálogo para trabalharmos em conjunto”. 

 

Na reunião, os presentes reafirmaram a importância do apoio do Ministério para a realização de duas importantes conferências programadas ainda para 2022: a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, de 8 a 11 de novembro, e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, de 14 a 18 de novembro, além da preparação da 17ª Conferência Nacional de Saúde, já em andamento e que terá a etapa nacional em julho de 2023.

 

“É fundamental termos o MS atuando conosco para que possamos concretizar as Conferências que estão em curso. Essa trajetória tem que continuar e alcançar bons frutos”, destacou a conselheira nacional de Saúde Fernanda Magano, representante da Federação Nacional dos Psicólogos.

 

As conselheiras e os conselheiros presentes também reforçaram a importância da participação do secretário na titularidade da representação do MS no CNS e nas Reuniões Ordinárias do pleno. A próxima, 330ª RO, está programada para ocorrer nos dias 25 e 26 de maio, em Brasília. 

 

“Fico animado com os pontos em comum e com a acolhida que tivemos. Tenho certeza que, com a chegada do Daniel, vamos manter a relação de sinceridade e agilidade que estabelecemos nesses anos todos”, ressaltou o conselheiro nacional de Saúde Neilton Araújo, que representa o MS no CNS e articulou essa reunião demandada pela mesa diretora do Conselho. 

 

Também participaram da reunião, a conselheira Conceição Silva, representante da União de Negros pela Igualdade, que reforçou a importância da inclusão do recorte da saúde da população negra na consolidação da saúde no Brasil; a conselheira Francisca Valda, representante da Associação Brasileira de Enfermagem, que destacou a participação social como aliada das autoridades sanitárias; a conselheira Madalena Teixeira, representante da Central Única dos Trabalhadores, que ressaltou o papel intersetorial da saúde e a secretária executiva do CNS, Ana Carolina Dantas, que reforçou a importância do diálogo com o MS. 

 

 

 

Ascom CNS

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3NrxH9E

16MAIO

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br