Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > VALEU A LUTA: CÂMARA APROVA PISO SALARIAL NACIONAL DA ENFERMAGEM

Valeu a luta: Câmara aprova piso salarial nacional da enfermagem

13/05/2022

Texto define R$ 4.750 como salário mínimo inicial para os enfermeiros; 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e as parteiras

Escrito por: Sintfesp GO TO

 

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira, 4 de maio, por 449 a favor e apenas 12 contrários, o projeto de lei (PL 2564/20), do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que institui o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

 

Pelo texto aprovado, que segue para sanção presidencial, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, o piso será proporcional: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

 

A aprovação do piso salarial foi celebrada com muita alegria por parlamentares e por profissionais e organizações da enfermagem de todo o País, que lotaram a galeria da Câmara para acompanhar a votação.

 

A mobilização que garantiu aprovação do piso foi realizada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, do qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) faz parte.

 

“Esta luta pelo piso salarial da enfermagem, a valorização do trabalho, a valorização deste profissional, a sua valorização técnica são muito importantes para a saúde do brasileiro. É uma categoria estratégica para a saúde no Brasil. Nós sabemos que no SUS há várias categorias que atuam dentro do sistema, mas, sem dúvida, a enfermagem é estratégica. Vamos aprovar este projeto sem vetos. E depois temos mais luta. A luta não terminou. Vamos pedir a redução da jornada de trabalho para 30 horas para todos enfermeiros do país. Está é nossa luta. Está é nossa agenda. Está é a agenda da CNTSS/CUT. Temos que valorizar a importância do SUS, da enfermagem e deste trabalhador para a vida e a saúde do povo brasileiro”, destaca o presidente da Confederação, Benedito Augusto.

 

Atualização

 

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

 

A mobilização das/os profissionais/trabalhadores/as da enfermagem precisa continuar, para garantir que não haja veto do presidente da República.

 

 

 

Dados: Agência Câmara/Bancada do PT na Câmara/CNTSS/CUT

 

 


Cláudio Marques – DRT 1534

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3wrtWKD

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]