Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE RS: REUNIÃO COM VEREADORES DE CANOAS INDICA CAMINHOS

SindSaúde RS: reunião com vereadores de Canoas indica caminhos

27/01/2022

Parlamentares e Sindisaúde-RS concordam que um possível passo a ser dado será acionar o Ministério Público do RS

Escrito por: SindiSaúde RS

 

Nesta terça (11), os vereadores canoenses Alexandre Gonçalves (PDT), Eric Douglas (PTB) e Laércio Fernandes (PTB), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, atenderam à solicitação de reunião feita pelo Sindisaúde-RS. Os parlamentares queriam entender os movimentos que serão adotados inicialmente pelo sindicato. O encontro alinhou os primeiros passos a serem dados.

 

Os diretores Arlindo Ritter e Júlio Duarte representaram o sindicato. "Pedimos a reunião para tratar de uma questão em especial: quem vai pagar as rescisórias? Não há resposta, e os vereadores também não têm. São 3267 trabalhadores que conhecem o histórico do Gamp, sabem que as quatro empresas mencionadas para assumir a gestão têm problemas em outros estados. Que segurança tem a categoria em um cenário assim?", comentou Duarte.

 

A diretoria do sindicato comentou sobre a vigília na Prefeitura desta quarta (12) e a participação na mediação no TRT-4, na tarde do mesmo dia, para tomar conhecimento de como as questões da saúde canoense estão sendo vistas pelo Judiciário. A seguir da mediação, porém, parlamentares e Sindisaúde-RS concordam que um possível passo a ser dado será acionar o Ministério Público do RS.

 

Canoas: 2º pólo em saúde no RS, referência para 150 municípios

 

"Toda a questão envolve política de saúde, sucessão trabalhista. Como essas quatro empresas, com problemas em outros estados, vão assumir uma saúde do tamanho de Canoas, que é referência para 150 municípios? A cidade é o 2º pólo do RS, só atrás de Porto Alegre! É uma aventura colocar essas OSs e a fundação privada, que não têm patrimônio para arcar com a gestão”, declarou o diretor Arlindo Ritter, que lembrou outros pontos importantes: "Onde está o atestado de capacitação técnica? Que comissão é essa citada pela Prefeitura que está 'analisando' essas empresas? Além disso, como fica a questão da saúde pública em Canoas, já que a participação deveria ser complementar, e não na totalidade?". Ritter faz menção à Lei 8080 (confira trechos abaixo)

 

Gestantes, lactantes e puérperas

 

Outra grande preocupação do sindicato tem a ver com gestantes, lactantes e puérperas. São 75 gestantes, 17 lactantes e 26 puérperas, as quais continuam vinculadas ao Gamp e não sabem quem vai ressarcir em seu retorno. 

 

Lei 8080

 

Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

 

TÍTULO II - DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

Art. 4º
(...)
§ 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

 

 

CAPÍTULO II - Da Participação Complementar

Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.


 

 

Fonte:  https://bit.ly/35w9azR

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]