Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PROJETO QUE PROÍBE EAD PARA ENFERMAGEM ESTÁ NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Projeto que proíbe EAD para Enfermagem está na Comissão de Educação

16/12/2021

É fundamental que os profissionais, os docentes e discentes de Enfermagem façam uma grande mobilização junto aos deputados federais nas redes sociais pedindo a aprovação do PL sem alterações

Escrito por: SEESP

 

O Projeto de Lei 2891/2015, de autoria do deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP), proíbe o ensino à distância para graduação de Enfermeiros e formação de técnicos de Enfermagem foi para Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.  O deputado Thiago Mitraud pediu vistas ao Projeto, propondo que matérias teórico-cognitivas possam ser oferecidas remotamente.

 

O PL recebeu parecer favorável da relatora deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA). Foram quase seis anos de espera até que fosse pautado pela Comissão.

 

O projeto de lei altera o segundo artigo da lei que regulamenta o exercício da enfermagem – praticada em pelo menos sete faculdades particulares, de acordo com os dados do último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), relativos a 2019.

 

Alice Portugal justifica seu parecer favorável, afirmando que a Lei se refere à “exigência indiscutível de formação presencial em uma profissão que demanda contato e cuidados diários e diretos com pessoas enfermas, o que obriga a formação teórico-prática, além de grande carga de estágios curriculares, impossíveis de serem, todos, cumpridos à distância e mediados tecnologicamente”.

 

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Elaine Leoni, diz que garantir o ensino presencial é fundamental para garantir, até mesmo, a saúde da população. “A formação passa necessariamente pelas situações cotidianas e, principalmente, é muito importante adquirir a prática com o trabalho presencial, seja num hospital ou numa unidade básica de saúde”, afirma Elaine.

 

Ela diz que é fundamental que esse projeto seja aprovado garantindo o preparo dos profissionais, pois o nível de exigência é cada vez maior.

 

O debate na Comissão de Educação poderá ser retomado na próxima semana. Por isso é fundamental que os profissionais, os docentes e discentes de Enfermagem façam uma grande mobilização junto aos deputados federais encaminhando e-mails e postagens nas redes sociais (Facebook, Instagram) pedindo a aprovação do PL sem alterações.

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3m9iKhB

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]