Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV BA TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O SETEMBRO AMARELO

Sindprev BA terá programação para o Setembro Amarelo

23/09/2021

Estão programadas rodas de conversas, ações nas redes sociais da entidade, além de uma palestra, prevista para o Dia de Prevenção do Suicídio, comemorado 10 de setembro

Escrito por: Sindprev BA

 

Uma série de atividades marcará a campanha do Setembro Amarelo do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência (Sindprev BA). Estão programadas rodas de conversas, ações nas redes sociais da entidade, além de uma palestra, prevista para o Dia de Prevenção do Suicídio, comemorado 10 de setembro.

 

Antonieta, diretora-adjunta do Sindprev e psicóloga, lembra que o suicídio é considerado um problema de saúde pública. “Trata-se de um ato que traz um forte impacto social e financeiro tanto na família, quanto na sociedade em geral. Preveni-lo é uma tarefa para muitas mãos como o Poder Público, a sociedade, além de parentes e amigos das pessoas que apresentam o chamado comportamento suicida”, explica.

 

Ela salienta que um passo importante é a detecção precoce para que haja um trabalho de prevenção. Para a psicóloga, é dever do estado atuar de forma pedagógica na conscientização de toda a sociedade.

 

Para o psicólogo Antonio Marcos, que faz parte da Físio Clínica de Prevenção à Saúde, os primeiros sintomas de desequilíbrio na saúde mental são a falta de concentração, no cotidiano, nas atividades de trabalho, alterações no sono, dentre outros. “A gente precisa ficar atento às sensações de tristeza, depressão e ansiedade, que muitas vezes passam despercebidas. A vontade de isolar-se e de se distanciar das atividades de grupo também chamam a atenção para o início de um processo depressivo”, alerta o psicólogo.

 

Ele lembra que a própria abordagem acerca da saúde mental ainda é cercada de preconceitos. “Tanto na linha do cuidado como na busca da ajuda, a sociedade ainda rotula as pessoas que admitem estar com depressão ou ansiedade. Os rótulos são feitos para produtos e não para pessoas”, disse Antonio Marcos.

 

O psicólogo defende que cada vez mais as pessoas busquem o auxilio profissional para cuidar da saúde mental.

 

Estatísticas  – Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria e apontam que no Brasil, todos os anos, são registrados cerca de 12 mil suicídios e mais de 1 milhão em todo o mundo.  Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Em 2019, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) registrou 630 suicídios no Estado. O índice foi 11,7% maior que o assinalado no ano anterior.

 

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3EK1O8U

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]