Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > COVID-19: CONGRESSO GARANTE INDENIZAÇÃO A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Covid-19: Congresso garante indenização a profissionais de saúde

16/04/2021

Na justificativa do projeto, os deputados dizem que “muitos profissionais de saúde foram obstados a aderir ao isolamento social ou ao regime de teletrabalho, e, assim, faleceram em razão da Covid”

Escrito por: Sindsaúde SP

 

O Congresso Nacional derrubou,  em 17 de março, o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei 1.826, que garante indenização de R$ 50 mil a profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19, que porventura tenham ficado incapacitados para o trabalho pela doença. O PL também prevê pensão a familiares dessas vítimas.

 

Agora, o PL, de autoria dos deputados federais Alexandre Padilha, Reginaldo Lopes e Fernanda Melchionna, segue para publicação.

 

Bolsonaro havia vetado totalmente o PL no ano passado, com o argumento de que a lei de repasse de recursos para estados e municípios enfrentarem a pandemia (Lei Complementar 173/20) proíbe a concessão de benefícios indenizatórios para agentes públicos.

 

Mas o veto foi derrubado totalmente, tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

 

Recursos

 

Conforme explicação da ementa do PL, a medida “cria compensação financeira a ser paga, com recursos oriundos do Tesouro Nacional, aos profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde e combate a endemias incapacitados de forma permanente para o trabalho em decorrência do coronavírus, bem como aos seus dependentes, cônjuge e herdeiros, em caso de falecimento decorrente do coronavírus. Dispensa o empregado de comprovação de doença por 7 dias, durante o período de emergência em saúde pública decorrente do coronavírus”.

 

Na justificativa do projeto, os deputados dizem que “muitos profissionais de saúde foram obstados a aderir ao isolamento social ou ao regime de teletrabalho, e, assim, faleceram em razão da Covid”. Ainda, “não se pode deixar de reconhecer a responsabilidade do Estado para com a proteção da vida destes profissionais que se encontram em situação de risco”.

 

Pensão

 

O artigo 2º do PL trata ainda da concessão de “pensão especial, mensal e vitalícia, em valor equivalente ao limite máximo do salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social, aos dependentes, assim reconhecidos pela Previdência Social, nos moldes do art. 16 da Lei nº 8.213/91, de profissionais de saúde”.

 

O benefício alcança até mesmo aqueles profissionais de saúde que estejam trabalhando em regime “temporário, intermitente ou prestado mediante intermediação de mão de obra, avulsos, autônomos e servidores públicos”.

 

Para ler o PL na íntegra, clique no link abaixo.

 

 PL-Padilha.pdf

 

 

Fonte:   https://bit.ly/3doV3h9

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]