Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEMINÁRIO SAÚDE PÚBLICA:DIAS 29 E 30 DE NOVEMBRO, EM SÃO PAULO. PARTICIPE!!!

SEMINÁRIO SAÚDE PÚBLICA:dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo. Participe!!!

26/11/2010

Escrito por: Postado por Clara Bisquola


O CRESS-SP defende o espaço coletivo de reflexão e construção de estratégias para a viabilização dos direitos humanos e vem divulgar três atividades que serão realizados nos próximos dias. Participe!
________________________________________

SEMINÁRIO SAÚDE PÚBLICA:dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo,

A (contra) Reforma do Estado Brasileiro, desencadeada a partir da década de 90 pelo avanço do conservadorismo no movimento de afirmação da política neoliberal vem impondo grandes perdas à classe trabalhadora. Um exemplo claro é o processo de precarização e privatização do SUS.
No movimento de resistência a e luta por uma saúde publica e estatal vem se organizando pelo Brasil em “Fóruns de Saúde”, com o intuito de resgatar a forte mobilização vivenciada pelo que ficou conhecido como Projeto de Reforma Sanitária na década de 70 e 80.
Em São Paulo desde 2009 vem se organizando o Fórum Popular de Saúde, um fórum em construção que toma como estratégias de mobilização a divisão em “núcleos”, espalhados por diferentes regiões onde se torna possível um maior contato com a população e suas demandas cotidianas; e o estudo da realidade da saúde diminuindo a ilusória distancia entre o cotidiano da população e todos os mandos e desmandos do capital na política de saúde.
Como um norte de mobilização e foi construído a proposta do Seminário em SP, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro.
Local: Sala 27, Escola de Enfermagem USP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419
Em frente ao metrô Clínicas.
INSCRIÇÕES
[email protected]
29/11 - 19H00
O Estado Brasileiro e a Política de Saúde
- Prof. Dr. Ari Sólon
Faculdade de Direito - USP
- Profa. Dra. Maria Inês Bravo
Serviço Social UFRJ
A Privatização da Saúde e as Necessidades Sociais
- Prof. Dra. Valéria Correia
Faculdade de Serviço Social - UFAL
- Guilherme Boulos
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Conferência
“Caminhos da Política Nacional de Assistência Social:
avanços, limites e perspectivas”
Conferencista Ministra Márcia Lopes
Data: 29 de novembro de 2010
Horário: das 9 às 12 hs
Local: TUCARENA
Realização: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, o Curso de Graduação em Serviço Social e a Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais
NÃO HAVERÁ INSCRIÇÕES PREVIAS
TRIBUNAL POPULAR
"Encarceramento em massa: símbolo do Estado Penal"
07, 08 e 09/12/2010
Faculdade de Direito da USP - Largo S. Francisco
(metrô Praça da Sé)
"A melhor reforma do direito penal seria a de substituí-lo, não por um direito penal melhor, mas por qualquer coisa melhor do que o direito penal" (Gustavo Radbruch).
O Brasil é hoje um dos países com a maior população carcerária do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China. As prisões brasileiras são uma versão do apartheid, legitimado pelo sistema de justiça penal, seletivo, que criminaliza a população empobrecida, principalmente jovem, negra e indígena, encarcerada prioritariamente por crimes contra o capital. O encarceramento em massa configura-se como um dos instrumentos do Estado na preservação do patrimônio privado e como forma de controle e contenção social, ocultando a barbárie produzida pelo sistema social vigente. O aumento extraordinário da população carcerária no país, a partir dos anos 90, é reflexo da política neoliberal caracterizada pelo Estado Mínimo em relação às políticas sociais e pelo Estado Penal Máximo para as populações empobrecidas. Este não é um fenômeno singular, mas no Brasil, onde o Estado de bem-estar social nunca foi uma realidade concreta, o Estado Penal intensifica-se, assumindo uma dimensão mais perversa. As prisões brasileiras caracterizam-se pelo terror, torturas, maus-tratos, enfim, brutais violações dos direitos humanos dos(as) presos(as) e seus familiares. Qual a função social do encarceramento da população empobrecida? Quais os custos sociais da política de encarceramento em massa? Quais as estratégias a serem desenvolvidas para enfrentar as graves violações dos direitos humanos da população carcerária?
VEJA A PROGRAMAÇÃO :
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/11/480539.shtml
FICHA INSCRIÇÃO
Nome:
Idade:
Representação/Instituição:
E-mail:
Telefone:
Qual motivo você quer participar do seminário?
Enviar a ficha preenchida para: [email protected]



Visite nosso site www.cress-sp.org.br


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]