Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE MENTAL EM GOIÂNIA

Situação de calamidade nas unidades de saúde mental em Goiânia

21/07/2020

Há um menosprezo com relação à prevenção e ao tratamento multidisciplinar notório na má conservação das edificações.

Escrito por: Sindsaúde GO

 

Diretores do Sindsaúde GO estiveram nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Novo Mundo e Girassol em Goiânia, para conversar e verificar as condições de trabalho dos profissionais de saúde destas duas importantes unidades especializadas em saúde mental.

 

Os trabalhador@s destas unidades estão preocupados com os tratamentos dos pacientes após o corte de 36 medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos (REMUNE), com o aumento do número de contaminados pela Covid-19, com a falta de qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos (EPI e EPC) e a ausência de desinfecção terminal destas unidades (faltam produtos de higiene, de limpeza e termômetros), faltam farmácias e farmacêuticos e total ausência de políticas de contenção do novo vírus.

 

Outra preocupação recorrente em todos os Caps é a falta de autonomia (cada unidade tem demandas diferentes) e o corte de todos os canais de comunicação por parte da Secretaria Estadual de Saúde. O desmonte da saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente está posto e a ausência de diálogo é o pontapé para repensar a desestruturação dos serviços de saúde mental em Goiânia. Há um menosprezo com relação à prevenção e ao tratamento multidisciplinar notório na má conservação das edificações. O valor estava na caixa de remédio. E agora nem o medicamento existe mais ou foi substituído sem prévio diálogo com os Caps.

 

“É preciso refletir quais são as condições de trabalho que os profissionais de saúde estão enfrentando nesta pandemia e o que vinha acontecendo antes dela. Refletir para exercer esse papel de produzir saúde e cidadania. E o Sindsaúde está presente para unir forças e garantir essa luta pela defesa do SUS, dos profissionais de saúde e pelo direito de todos à saúde pública de qualidade e de vida,” enfatizou Luzinéia Vieira dos Santos, Vice-presidenta do Sindsaúde-GO.

 

A taxa de contaminação e letalidade da covid-19 são de fato extremamente preocupantes e deixam claro o quanto é necessário todos lutarmos e defendermos o Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito que todos temos à saúde pública de qualidade e a vida. As reformas do Governo Federal (EC 95) alinhado ao estadual e municipal vão retirando gradativamente recursos do SUS, desativando programas de saúde da família e saúde mental.

 

Segundo o Consórcio de Veículos de Imprensa o país tem 1.345.470 casos confirmados de Covid-19 e 57.659 mortes. O mundo já tem mais de 10 milhões de infectados e 500 mil mortos. O Brasil responde por 11% das mortes totais no planeta. Os números e a cobertura maciça dos veículos de comunicação dão à população uma visão de um vírus apocalíptico e desta forma parece que nenhuma outra doença acomete as populações. São inúmeras doenças epidêmicas com potencial de mortalidade ainda maior do que o coronavírus (dengue, sarampo, turbeculose, Aids) e os transtornos mentais, que no último ano vitimou 800 mil pessoas no mundo, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]