O presidente Lula garantiu, durante solenidade de lançamento da 1ª Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, que o PL 2295/2000 passa na Câmara dos Deputados.
O presidente Lula garantiu, durante solenidade de lançamento da 1ª Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, que o PL 2295/2000 passa na Câmara dos Deputados. A proposta trata da jornada de 30 horas para os(as) enfermeiros(as).
A afirmação foi dada a sindicalistas que participaram da atividade de lançamento da Conferência e que aconteceu durante o II Conferência Mercosul de Emprego e Trabalho Decente, realizada em Brasília, de 24 a 26 de novembro.
O presidente acenou com a aprovação da proposta como resposta a um apelo dos trabalhadores da enfermagem pedindo a aprovação da jornada de 30 horas. A posição do presidente Lula vai ao encontro da garantia dada pela presidenta eleita, Dilma Rousseff à categoria, em documento lido durante o 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em outubro, em Florianópolis (SC).
É também uma resposta à luta da categoria para as entidades sindicais estaduais, como o SERGS e nacionais, como a CNTSS e a FNE, que buscam há mais de dez anos, a aprovação da proposta.