Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > “CONFERÊNCIA DE SAÚDE FOI EXITOSA”, AFIRMA DELEGADO QUE REPRESENTOU SINTFESP

“Conferência de Saúde foi exitosa”, afirma delegado que representou Sintfesp

11/09/2019

Último dia da Conferência foi reservado à realização da Plenária Final com a leitura das Diretrizes e Propostas que não foram aprovadas nos grupos e de aproximadamente 80 moções

Escrito por: Sintfesp GO

 

O servidor aposentado da auditoria do SUS em Goiás, Francisco Heliodoro, como representante do Sintfesp-Go/To, participou da 16ª Conferência Nacional de Saúde- CNS (8ª + 8), realizada em Brasília de 4 a 7 de agosto de 2019. Como forma de prestação de contas, ele elaborou um relatório primoroso que externa bem a importância da conferência. Ele lembra que o encontro trouxe ao debate o tema “Democracia e Saúde”:  Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS, Em Defesa do Sistema Único de Saúde integral, universal, gratuito e de qualidade.

 

Heliodoro destaca: “a minha participação no evento foi possível por eu ter participado das etapas municipais e estaduais, representando enquanto delegado o nosso Sindicato, no segmento de trabalhadores da saúde”.

 

Ele ressalta ainda que a abertura da Conferência foi bastante agitada, com participação de autoridades políticas, sociedade civil organizada e entidades institucionais (CONASEMS, OAB, ONGS), presidente do CNS, ministros da Saúde, atual e anteriores. “A fala do atual Ministro da Saúde foi mais vaiada do que aplaudida, ele proferiu o seu discurso em meio a muito protesto e gritaria”, enfatiza.

 

O representante do Sintfesp informa também que no dia 05 de agosto os/as delegados/as e convidados/as se reuniram em grupos de trabalho, no período da manhã, para leitura e destaque das Diretrizes e Propostas constantes do Relatório Consolidado da Conferência. Na parte da tarde houve a apreciação e aprovação ou não das referidas proposituras. “Neste dia todos os grupos discutiram o Eixo Transversal – Democracia e Saúde, as questões não aprovadas nos grupos, foram encaminhadas para o Plenário da Conferência”.

 

No final da tarde deste dia os trabalhos dos grupos foram encerrados às 16 horas devido à manifestação em defesa do SUS, realizada em frente ao Museu da República. O ato, programado pelas entidades sindicais e movimentos populares, foi bastante expressivo.

 

No dia seguinte, 6 de agosto, os grupos deram sequência à discussão sobre as Diretrizes e Propostas: Eixo I Diretrizes e Propostas– Saúde como Direito; Eixo II Diretrizes e Propostas – Consolidação dos Princípios do SUS; Eixo III - Diretrizes e Propostas– Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. “Tive a honra de participar da mesa que procedeu a leitura das propostas para obter os destaques que foram discutidos na parte da tarde”.

 

O último dia da Conferência foi reservado à realização da Plenária Final com a leitura das Diretrizes e Propostas que não foram aprovadas nos grupos e de aproximadamente 80 moções.

 

Na avaliação de Francisco Heliodoro, “a conferência, maior fórum de participação social do Brasil na defesa do SUS, foi exitosa e atingiu seu objetivo, aprovando todas as Diretrizes e Propostas coerentes que foram discutidas nos Estados e Municípios”, concluiu.

 

 

 

 


Cláudio Marques – DRT 1534

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br