Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ES: É O PODER DAS MARGARIDAS

Sindsaúde ES: é o poder das Margaridas

29/08/2019

Mulheres de todo o país estiveram em marcha também pelo direito à terra, água e agroecologia

Escrito por: Sindsaúde ES

 

Nos dias 13 e 14 de agosto, realizou-se mais uma importante edição da Marcha das Margaridas, em Brasília. Coordenado pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), o movimento é protagonizado pelas mulheres do campo, das florestas e das águas.

 

Com o lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”, as participantes mostraram sua força e resistência para denunciar o atual cenário antidemocrático, conservador, de retrocesso dos direitos das muheres e de privatização dos bens comuns.

 

Mulheres de todo o país estiveram em marcha também pelo direito à terra, água e agroecologia. Do Espírito Santo, partiram 19 ônibus para Brasília. Representando a direção do Sindsaúde-ES, participaram a presidenta Geiza Pinheiro e as diretoras e diretores Rita De Boni, Rita de Cássia Olimpio Martins, Elbia Miguel, Margareth Lauterjung, Alberto Nogueira, Gilson Ferreira e José Reinaldo.

 

“São muitas as bandeiras de luta. Desde o combate ao racismo e contra a lgbtfobia até reivindicações de direitos como trabalho digno, acesso à saúde, educação, previdência pública e segurança para todas e todos. A Marcha é composta por mulheres fortes, sem medo, aguerridas e que não desistem da luta por um Brasil melhor para o povo do campo e da cidade”, disse Geiza Pinheiro, presidenta do Sindsaúde-ES.

 

Saiba mais

 

Esta foi a sexta edição da Marcha das Margaridas, que acontece a cada dois anos e é considerada a maior ação conjunta de mulheres trabalhadoras da América Latina. O nome é uma homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, assassinada a mando de latifundiários, na Paraíba, em 1983, aos 50 anos de idade.

 

O fim do trabalho infantil no corte da cana, melhores condições de trabalho nos canaviais, fim das longas jornadas, melhores salários, acesso à educação, carteira assinada, pagamento do 13º sálario eram as principais lutas de Margarida, à época, enquanto trabalhadora e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande.

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]