Trabalhadores irão cobrar do poder público investigação de assassinatos de LGBTs no estado
Escrito por: Luiz Carvalho
No próximo dia 28, a Central Única dos Trabalhadores irá promover no Sesc de Boa Vista (Rua Araújo Filho, 250, Centro) um colóquio para discutir o atendimento, a defesa e a responsabilização nos crimes de violação homofóbica.
A principal motivação para o ato é a passividade do poder público diante de dois graves casos recentes. No final de dezembro, uma transexual foi assassinada com um tiro na nuca e no início deste ano, outro atentado terminou com uma morta e outra ferida.
Segundo Delmiro Freitas Carvalho, secretário do Núcleo de Diversidade da CUT-RR, a impunidade dificulta ainda mais a denúncia. “Observamos muitos atos homofóbicos, mas as famílias ficam com medo de denunciar ou as autoridades, ao observar que a violência envolve o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) abafam o caso. Essa mesa redonda tem exatamente o objetivo de cobrar a responsabilidade das autoridades e fazer com que deixe de ser um crime invisível”, afirma.
De acordo com o dirigente, o evento irá reunir representantes do Ministério Público, de delegacias da mulher, das secretarias de saúde e segurança de Roraima e de Boa Vista, de entidades defensoras dos direitos humanos e entidades dos movimentos sociais.
Números - Dados do Grupo Gay da Bahia, entre 1980 e 2009 foram documentados 3.196 homicídios de LGBTs. Ainda de acordo com a organização, o Brasil é o campeão mundial de homicídios contra gays, à frente de México e dos Estados Unidos.
Colóquio para discutir o atendimento, a defesa e a responsabilização nos crimes de violação homofóbica
Data:28 de janeiro de 2011
Local do Evento: SESC/RR (Rua Araújo Filho, 250, Centro - Boa Vista/RR)
Programação
08:00h - Abertura: Atividade Cultural de Boas Vindas:
08:30h - Travestis e Respeito
09:30h - Debate
10:00h - Coffe Breack
10:30h - I -MOMENTO: VER
12:00h - Intervalo para o almoço
14:20h -II-MOMENTO: JULGAR
16:30h - Coffe Breack
17:00h - III- MOMENTO: AGIR
16:20 - Reinício das Atividades
17:30 - Encerramento do Coloquio
Questões geradoras de discussão
I - Momento
Ver - Como estar o atendimento, a defesa e a responsabilização da Comunidade LGBT em Roraima.
II - Momento
Julgar - O que estar sendo realizado pelas Instituições Competentes.
III - Momento
Agir - O que precisa ser feito para atenuar essas deficiências.