Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEM CADASTRO, BENEFICIÁRIOS DO BPC PODEM TER PAGAMENTO SUSPENSO EM JUNHO

Sem cadastro, beneficiários do BPC podem ter pagamento suspenso em junho

22/04/2019

Governo divulga novo calendário de suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Medida será realizada de acordo com o mês de aniversário. Os de janeiro serão os primeiros prejudicados

Escrito por: CUT

 

Segundo o Ministério da Cidadania, mais de um milhão de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não fizeram suas inscrições no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e podem ter seus benefícios bloqueados e até suspensos.

 

Idosos e pessoas com deficiência em condição de miserabilidade, que recebem um salário mínimo por mês, são obrigados a seguir a Portaria nº 631, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (11), que estabelece novos prazos para inscrição da CadÚnico.

 

O cronograma estabelece 12 lotes para suspensão do benefício, divididos de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Os primeiros afetados podem ser os beneficiários que nasceram em janeiro, como mostra o cronograma divulgado pelo Ministério da Cidadania.

 

 

Até o final de abril, por exemplo, os nascidos do primeiro mês do ano irão receber notificação que informa a pendência e o que precisará fazer para continuar com seu benefício ativo. Caso não faça o cadastro, poderá ter o seu direito bloqueado em junho e suspensão em julho. E assim por diante confirme a tabela.

 

Eu não me cadastrei, como faço?

 

Quem é beneficiário do BPC e ainda não se inscreveu, deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Secretaria de Assistência Social do município onde mora com documentos como CPF, identidade e comprovante de residência.

 

A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, desde que leve os documentos de todas as pessoas que moram com ele.

 

Não recebi notificação, e agora?

 

É possível consultar a situação cadastral no site Consulta Cidadão e já correr atrás da regularização ou ficar tranquilo só esperando seu benefício cair na conta.

 

E se meu benefício for suspenso?

 

O beneficiário terá 30 dias após a suspensão para recorrer junto ao Centro de Recursos do Seguro Social (CRSS) antes de perder definitivamente seu direito.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]