Reunião com a Coordenadoria Geral de Recursos Humanos - CGRH - MTE, realizada no dia 23 de fevereiro de 2011
Presentes
CNTSS/CUT: Maria Aparecida Godoi Faria (Presidente) e Raimundo Cintra (Secretário de Combate ao Racismo).
Ministério do Trabalho: Luiz Eduardo Lemos da Conceição (Coordenador-Geral de Recursos Humanos - CGRH), Maria Aparecida dos Santos Fernandes (responsável pela área de qualificação profissional) e Valdir Valdivino Cotrim Filho
O primeiro ponto de pauta tratou da proposta da CNTSS/CUT, apresentada e aceita pelo Ministro Lupi, de estabelecimento de uma Mesa Setorial de Negociação, que também teve receptividade do Coordenador Geral de RH, no entendimento de que devemos ter um espaço permanente para resolução de conflitos e tratar de ações para a melhoria das condições de trabalho, processo de qualificação profissional, entre outros.
Para efetivar e institucionalizar este canal de diálogo, a CGRH-MTE irá buscar referências nas experiências de outras mesas setoriais.
A CGRH-MTE também informou que desenvolveu um processo de pesquisa junto aos servidores para levantamento das necessidades de qualificação profissional. A partir do resultado desta pesquisa vem sendo realizados alguns cursos técnicos voltados para o cotidiano de trabalho e também foi firmada parceria com as Universidades Federais para realização de cursos de extensão e especialização. A CNTSS/CUT sempre reivindicou e acredita na importância destas ações, mas entende que deve haver uma ampla divulgação para propiciar maior participação dos servidores. Além disso, acreditamos que a própria Mesa Setorial poderá contribuir para aperfeiçoar estas ações, discutindo critérios, conteúdos, etc.