Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ES: HOSPITAL DOUTOR ALCEU MELGAÇO FILHO É O NOVO ALVO DAS PRIVATIZAÇÕES

Sindsaúde ES: Hospital Doutor Alceu Melgaço Filho é o novo alvo das privatizações

10/04/2018

Ideia do governo é sucatear todos os hospitais da rede pública para depois entregá-los nas mãos dos empresários

Escrito por: Sindsaúde ES

 

 

O governo corrupto e inconsequente do estado do Espírito Santo mais uma vez foi rápido e certeiro em sua decisão de acabar com a saúde pública de qualidade dos hospitais capixabas. Na manhã da segunda-feira, 26, foi publicado no Diário Oficial um edital emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que torna público a intenção de entregar mais um hospital da rede pública às Organizações Sociais, empresas privadas sem fins lucrativos. Firmando um contrato de gestão com vigência de cinco anos, podendo ser renovado.

 

O Hospital Doutor Alceu Melgaço Filho (antigo HDRC), de Barra de São Francisco, era um dos primeiros na lista de hospitais que seriam privatizados por Paulo Hartung, apresentados na "185° Reunião de Saúde ordinária do ano de 2018" do Conselho Estadual de Saúde. O problema é que essas terceirizações estão acontecendo de modo cada vez mais rápido e sem aviso prévio, consultas públicas, audiência ou pesquisas com a população e servidores. Um verdadeiro golpe contra o caráter público, gratuito e de qualidade que defendemos para o SUS.

 

O diretor do Sindsaúde-ES, José Reinaldo, salienta que é preciso se unir neste momento e que o Sindicato irá tomar providências. "Infelizmente acordamos com mais essa notícia, mais um hospital que está sendo privatizado. O governo está a cada dia mais distante de seu eleitorado, pois se recusa a enxergar as reais necessidades da população. Privatizar não é a solução. O Sistema Único de Saúde (SUS) é do povo brasileiro. Convoco todos(as) para a marcha do Dia Mundial da Saúde, no dia 05 de abril, precisamos mais do que nunca lutar. Se não lutarmos agora, vamos chorar muito amanhã", frisa o sindicalista.

 

A ideia do governo é sucatear todos os hospitais da rede pública para depois entregá-los nas mãos dos empresários. Agindo sorrateiramente e de surpresa para não haver protestos e reversão do processo privatista.  

 

O golpe na saúde pública estadual é tão bem aplicado que usam palavras como "parceria" ou "novo modelo de gestão" para se referir às privatizações. Vendem a infraestrutura hospitalar como algo inovador e essencial, porém essas paredes pintadas estão camuflando algo muito penoso e que pode custar vidas: a gestão ineficiente que gasta muito e não faz nada.

 

Os hospitais terceirizados do estado até agora só registraram o declínio na qualidade: o número de óbitos infantis aumentou; faltam medicamentos, materiais e profissionais experientes; os gastos maiores; e o número de atendimento reduziu.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]