O prefeito de São de Bernardo, Luiz Marinho, é uma das autoridades confirmadas.
"Organizar para seguir conquistando" é a bandeira do 6º Congresso da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUTSP) que começa a partir da quarta-feira, dia 6 de abril, no Atlântida Park Hotel, na cidade e Atibaia, interior de São Paulo. Realizado a cada três anos, o Congresso da FEM é o fórum maior da entidade, no qual são debatidos temas inerentes ao ramo metalúrgico cutista no Estado, bem como será definida a nova Direção da Federação para o triênio 2011-2014.
Foram convidados prefeitos, deputados estaduais/federais, lideranças sindicais e autoridades. Já confirmaram presença na abertura do 6º Congresso (programação abaixo)o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, os deputados Donizete Braga (estadual-PT/SP) e Vicente Paulo da Silva (Vicentinho - Federal PT/SP), além dos presidentes da CUTSP, Adi dos Santos Lima, da CUT Nacional, Artur Henrique da Silva Santos e da CNM-CUT, Carlos Grana (eleito deputado estadual PT/SP).
Participarão do 6º Congresso 170 sindicalistas de 14 sindicatos metalúrgicos filiados à FEM que representam cerca de 260 mil trabalhadores em todo o Estado.
O presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques (Biro Biro), que é metalúrgico da Ford em Taubaté, destaca que este Congresso tem o papel de fortalecer a organização sindical a partir do local de trabalho. “Esperamos que os delegados e delegadas possam ajudar a construir uma Federação cada vez mais forte e ligada ao projeto de organização sindical dos trabalhadores que apresentaremos ao governo federal”, finaliza.
Temas e lançamentos
Os principais temas do 6º Congresso são a importância da Organização no Local de Trabalho (OLT) e a sustentação financeira dos sindicatos - assuntos que terão como expositores o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, o Secretário de Finanças da CUT, Vagner Freitas e o Procurador Federal do Trabalho, Dr. Raimundo Simão de Melo. Estes temas serão debatidos pelos delegados e delegadas nos dias 6 e 7 (quarta e quinta).
Também no dia 7, a Federação fará os lançamentos da Cartilha sobre as trabalhadoras metalúrgicas e da pesquisa “O Perfil do Metalúrgico no Estado de São Paulo”. No último dia do Congresso, 8 (sexta-feira), será apresentado o balanço da Direção do mandato 2007-2011 e os delegados e delegadas aprovarão o Plano de Lutas da categoria para o próximo período. Também neste dia, será eleita a nova Direção da FEM-CUTSP para o triênio 2011-2014.
Credenciamento à Imprensa
Os veículos de comunicação interessados em cobrir o 6º Congresso da FEM-CUTSP deverão realizar o credenciamento, no dia 6, na sala de apoio à Imprensa, no Atlântida Park Hotel Atibaia .
Pauta
6º Congresso da FEM-CUTSP
Data: 5 a 8 de abril (terça a sexta)
Local: Atlântida Park Hotel Atibaia
Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 37,5
Fone: (11) 4402-2192
Programação do 6º Congresso
5 de abril (terça-feira)
16h - Início do credenciamento de delegados (as)
19h às 22h - Recepção - boas vindas aos delegados (as)
6 de abril (quarta-feira)
08h30- Leitura e aprovação do regimento interno
09h30 - Análise de Conjuntura
10h30 - Debate em plenário
12h30 às 14h - almoço
14h - Exposição: experiências sobre OLT
15h20 - Debate em plenário
15h - encerramento credenciamento delegados efetivos
15h às 16h - credenciamento suplentes
16h - ENCERRAMENTO CREDENCIAMENTO
16h Mesa temática: A importância da OLT - Artur Henrique da Silva - Presidente CUT Nacional
17h- Debate em plenário
19h00 - Abertura solene 6º. Congresso
7 de abril (quinta-feira)
9h- Apresentação Dieese sobre os perfis metalúrgicos (as) do Estado SP
10h- Balanço da direção FEM
11h- Leitura e aprovação texto base
12h30 às 14h- Almoço
14h00 às 16h00 - mesa temática: Sustentação financeira das Entidades Sindicais -
Vagner Freitas - Sec de Adm e Finanças CUT Nacional
Dr. Raimundo Simão - Procurador Federal do TRT
16h- Debate em plenário
17h30 - Oficina de Gênero/ Lançamento cartilha das Mulheres Metalúrgicas
- Confraternização
8 de abril (quinta-feira)
9h00- Apresentação e aprovação Estatuto FEM
10h- Plano de Lutas
11h às 13h- Eleição e posse da direção
14h - Encerramento