O governo está mobilizando sua base no Congresso para acelerar a votação de projetos que reduzem gastos com o funcionalismo. Para isso já foi designado o relator do PLP 549 de 2009, de autoria do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o deputado da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) Pepe Vargas (PT-RS).
Com isso o governo espera colocar em prática o plano de contenção de despesas: um que limita o aumento da folha de salário dos servidores e outro que modifica o regime previdenciário dos servidores - nesse caso, as novas regras afetarão somente os aprovados em concurso após a ratificação das mudanças pelos deputados e senadores. Vale ressaltar que o PLP 549 fixa pelos próximos 10 anos, a correção de gastos com pessoal, pondo fim à margem de negociação de reajustes salariais e à abertura de concursos.
Se o governo insistir na aprovação destes projetos não hesitaremos em deflagrar greve nas categorias que representamos. Portando, pedimos a todos os servidores filiados ao Sindprev/DF que fiquem atentos, pois a qualquer momento estaremos chamando para um ato.