Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > INFLAÇÃO: QUESTÃO DE SANGUE FRIO

Inflação: questão de sangue frio

13/04/2011

O Ministério da Fazenda e o Banco Central terão dois meses de teste para seus nervos: abril e maio. Depois, será possível relaxar.

Escrito por: Blog Luis Nassif – Dinheiro Vivo

Coluna Econômica :Luis Nassif

No ano passado os alimentos tiveram comportamento desequilibrado: caíram no primeiro semestre; subiram (internacionalmente) no segundo. Agora, quando se analisa a inflação anual, entram os meses do segundo semestre do ano passado, puxando os dados para cima.

Meia dúzia de itens contribuiu em mais de 50% para as pressões inflacionárias deste ano. E deve continuar pressionando nos próximos dois meses.

Educação bateu forte, depois cedeu; preço de alimentos reincidiu em março e manteve-se forte em abril; vestuário e têxtil, ainda um pouco forte em abril; energia, com más notícias devido a petróleo e gás.
A tranqüilidade relativa será a partir de junho, julho:

1. Os preços de serviços devem continuar pressionando, mas menos.
2. Os preços administrados estão sob controle.
3. Os preços de alimentos - os grandes vilões da inflação - devem despencar. Há uma super-safra a caminho e nenhum choque de oferta no horizonte.
Além disso, há sinais no ar de uma desaceleração da economia. Ontem, os dados de varejo mostraram início nítido de desaceleração.

Na série com ajuste sazonal, divulgada pelo IBGE, das dez atividades analisadas, três tiveram resultados positivos - tecidos, vestuário e calçados (1,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico(1,4%); e combustíveis e lubrificantes (0,1%) - e sete com resultados negativos - hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%); veículos e motos, partes e peças (-1,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos(-1,4%); material de construção (-1,5%); móveis e eletrodomésticos(-2,8%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação(-3,1%); e livros, jornais, revistas e papelaria(-4,7%).

Aí se entra em um problema que tem afetado as consultorias de um modo geral. Trabalham com modelos de inflação, planilhas juntando previsões de cada item, cada grupo de produtos para se chegar a uma projeção final de inflação.

Em geral, todas trabalham com um mesmo modelo.
Ocorre que, no último ano entraram em cena fatores novos - medidas prudenciais (tirando o foco dos juros), alta liquidez internacional (pressionando o câmbio) - gerando enorme grau de dispersão nos resultados apurados pelas diversas consultorias. E isso acaba trazendo um curto circuito a mais.

Do lado da Fazenda, há um desafio grande.
Sabe-se que a inflação deverá ceder, mas é impossível prever o “timing” (o ritmo de queda). Se se adotam mais medidas de desaquecimento antes de avaliar o ritmo de da economia, arrisca-se a lançá-la no fundo do poço.

Se, por outro lado, o ritmo de desaquecimento for insuficiente, arrisca-se a bater no teto da meta inflacionária, dando o álibi para novo aumento dos juros - e nova deterioração das expectativas inflacionárias.
O grande cenário para a inflação será chegar ao final do ano entre 5 a 5,25%. E manter o sangue frio enquanto os índices não revertem.

Comércio varejista reduz vendas no mês
O comércio varejista reduziu seu volume de vendas em -0,4% em fevereiro, enquanto a receita nominal permaneceu estável na série com ajuste sazonal ante o mês anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na série sazonalmente ajustada, três das dez atividades obtiveram resultados positivos para o volume de vendas: tecidos, vestuário e calçados (1,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%); e combustíveis e lubrificantes (0,1%).

Bancos brasileiros resistiriam a choques econômicos
Os bancos brasileiros podem resistir a choques econômicos sem que seu capital seja comprometido, diz o Banco Central. Em relatório semestral, o BC afirma que o sistema monetário nacional não sofreria com a explosão da inadimplência, mesmo em cenários extremos de deterioração econômica, nem mesmo com a queda na qualidade do capital. Em relação à expansão do crédito no ano passado, a autoridade monetária avaliou que o sistema apresentou rentabilidade satisfatória e a solvência permaneceu robusta.

Blog Luis Nassif - Dinheiro Vivo
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]