Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES ITALIANOS DA GENERAL ELETRIC

Solidariedade aos trabalhadores italianos da General Eletric

06/02/2017

Empresa não paga salários há quatro meses e tenta fechar unidade na Itália sem negociar uma saída com os trabalhadores

Escrito por: Sindsaúde ABC

 

 

Na terça-feira, 31/01, como parte do programa de intercâmbio entre a CUT-SP e CGIL Milão e Lombardia, a delegação brasileira visitou algumas fábricas e conheceu as condições de trabalho de alguns setores de produção da Itália.

 

Uma delas foi a empresa multinacional americana General Electric - com planta em diversos países, entre eles Brasil – que há cerca de quatro meses não paga os direitos dos trabalhadores italianos, o que os forçou a ocupar a fábrica na tentativa de negociar uma saída. A situação é semelhante à enfrentada pelos metalúrgicos brasileiros da Karmann-Ghia, onde os trabalhadores tiveram de ocupar a empresa após o abandono da fábrica pela direção.

 

“A General Eletric comprou a empresa que tinha como principal produto produzir ar condicionado, e logo depois fechou, só para acabar com a concorrência, deixando os trabalhadores na mão, inclusive sem pagar salários e benefícios”, afirmou Almir Rogério “Mizito”, presidente do SindSaúde ABC e da FETSS (Federação Estadual dos Trabalhadores em Seguridade Social), que integra a delegação.

 

Abaixo, a nota da CUT/SP e da FEM/CUT em solidariedade à luta dos trabalhadores italianos:

 

“A CUT São Paulo e a Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos da CUT-SP (FEM) se solidarizam à luta dos trabalhadores italianos que ocupam há cerca de um ano a fábrica da multinacional americana General Electric na tentativa de negociar uma saída para garantir o emprego de centenas de trabalhadores e o pagamento dos salários atrasados.

 

A multinacional, com planta em diversos países, entre eles Brasil e Itália, quer simplesmente abandonar a unidade italiana sem negociar uma saída com os trabalhadores que dependem do emprego. Na região, a General Electric é uma das principais empresas. A situação chegou ao extremo em setembro de 2016, quando a empresa parou de pagar os salários e os benefícios dos trabalhadores. A central CGIL tenta intermediar as negociações com o apoio do governo italiano.  

 

A situação é semelhante à enfrentada recentemente pelos metalúrgicos brasileiros da Karmann-Ghia. Os trabalhadores também tiveram que ocupar a empresa após o abandono da fábrica pela direção. 

 

Repudiamos veementemente atitudes irresponsáveis de multinacionais que descumprem acordos e desrespeitam os trabalhadores sempre visando o lucro. Toda a solidariedade à luta dos trabalhadores italianos da General Electric. 

 

"A solidariedade é internacional. A sua luta é nossa luta".

 

(Delegação da CUT do Estado de São Paulo)

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]