Seminário Estadual acontece nesta sexta-feira (13), na sede do Sindprev
Escrito por: Daniella Sinotti - CUT-BA
Nesta sexta-feira, 13, em Salvador, acontece o Seminário de Saúde do Trabalhador da CUT-BA. Na ocasião, serão discutidos temas relevantes da saúde do trabalhador, com ênfase aos problemas enfrentados pelos usuários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento será realizado na sede do Sindprev/BA, Eua Engenheiro Silva e Lima, 4, Nazaré. A secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-BA, Wilma Moura e o secretário adjunto da pasta, Antônio César Santos, reiteram a importância da atividade para os trabalhadores da Bahia e a necessidade de ampla participação dos sindicatos da base cutista no evento.
Wilma Moura salienta que o Seminário visa propiciar o debate sobre eixos que se intercalam no debate sobre políticas publicas de saúde, as repercussões das escolhas técnicas, políticas e econômicas que orientam essa intervenção. "O objetivo é de construir de forma coletiva a política de saúde para 2011, reafirmando as estratégias de organização nos espaços de controle social", diz.
Antônio César acrescenta que hoje, a CUT tem representações nos Conselhos e Conferências de Saúde no âmbito, Municipal, Estadual e Nacional. "Precisamos unificar a nossa formulação sobre seguridade e controle social", ressalta.
Encontro Nacional - Na última segunda-feira, 9, a CUT Nacional realizou, em São Paulo, reunião do Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador com a presença de dirigentes das Estaduais e dos Ramos que compõem a Central. Na ocasião, foram traçadas estratégias do plano de trabalho da Política Nacional de Saúde do Trabalhador.
O objetivo do evento foi de articular políticas de enfrentamento aos problemas do INSS, seja dos usuários em busca de afastamento por doença ou acidente. Alguns dos problemas apontados são referentes a humilhações e dificuldades causadas por má conduta de parte dos peritos médicos que lá prestam atendimento.
A proposta da CUT, divulgada em texto sobre o evento que durou dois dias, é de “uma campanha permanente pela humanização das perícias médicas reafirmando-a como frente de luta juntamente com outras ações no âmbito do INSS, como a transparência no Instituto, controle social nas esferas estaduais e municipais, maior eficiência dos programas de reabilitação e observação do novo código de ética médica”.
O texto continua que “tal campanha, que é uma idealização da CUT juntamente com as outras centrais sindicais, foi lançada no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado em 28 de abril. Neste mesmo dia, a CUT participou de audiência pública no Congresso Nacional, onde expôs as reivindicações dos trabalhadores para acabar com as humilhações sofridas pelos segurados durante as perícias médicas”.