CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO PARTICIPA DE MANIFESTAÇÃO CONTRA RETROCESSO DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL
20/01/2016
O Sindsaúde GO e o Fórum Goiano de Saúde Mental (FGSM), em parceria com entidades de outros estados, realizaram em Brasília uma manifestação contra a indicação do psiquiatra Valencius Duarte Filho para o cargo de Coordenador Geral de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde. A psicóloga e secretária de Formação Política do Sindsaúde GO, Viviane Gomez, representou o Sindicato nas atividades que ocorreram em frente ao Ministério da Saúde na quinta-feira, 14 de janeiro.
O ato contou com uma passeata pela Av. Eixo Monumental, trio elétrico, roda de conversas, tendas, cartazes e faixas. O protesto fortaleceu o movimento de ocupação da sala da Coordenação Geral de Saúde Mental que já vem ocorrendo há quase um mês por entidades e movimentos sociais. O objetivo é conseguir a exoneração de Valencius Filho e a indicação de alguém vinculado à luta antimanicomial.
O ato reuniu organizações e movimentos sociais de todo o país. “Defensores da Reforma psiquiátrica pautada por uma política de saúde mental com base na assistência mais humanizada e no cuidado em liberdade atenderam ao chamado. A política que vinha dando certo está seriamente ameaçada com a indicação do Valencius que não tem o perfil da luta antimanicomial”, explicou Viviane Gomez.
Ainda segundo a secretária, a manifestação foi positiva não só pelo número de pessoas que participaram, mas pelas trocas de experiências. “Apesar de ter sido um protesto, nós trabalhadores e os usuários nos manifestamos com muito bom humor e animação. Esse entrosamento fortaleceu a nossa missão de defender a integralidade dos usuários dos serviços de atenção à Saúde Mental de maneira que possam exercer sua cidadania em liberdade”, destacou Viviane.
Imagem: Fórum Goiano de Saúde Mental
Conteúdo Relacionado