CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO CONSEGUE A PERMANÊNCIA DOS AGENTES EM APARECIDA DE GOIÂNIA
27/10/2015
Depois de uma intensa mobilização - com protestos, mobilizações e conversações – o Sindsaúde GO conseguiu, na segunda-feira (26), barrar a exoneração de 57 Agentes de Combate às Endemias da cidade de Aparecida de Goiânia.
A decisão da exoneração foi encaminhada pela Procuradoria Regional do Trabalho que justificou o pedido alegando irregularidades na contratação desses profissionais. Esses 57 trabalhadores estavam nomeados para a área administrativa por meio de cotrato especial, mas atuavam – irregularmente - como Agentes há mais de três anos.
Acionados pelos trabalhadores, o Sindsaúde GO iniciou imediatamente o diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, com o Ministério Público Estadual e Ministério do Trabalho e Emprego para – inclusive – impetrar na Justiça um pedido de adiamento da exoneração e um posicionamento oficial da prefeitura quanto ao ato arbitrário de demissão coletiva e sem aviso prévio.
Para a presidenta do Sindsaúde GO, Flaviana Alves, a mobilização e união dos trabalhadores foi de extrema importância para que a prefeitura de Aparecida de Goiânia recuasse e não colocasse em prática mais esse retrocesso. “São centenas de famílias que ficariam desassistidas em plena crise econômica, onde as vagas de trabalho estão cada vez mais escassas. Isso não seria justo com essas mães e pais que tanto necessitam desse trabalho”, justificou.
Após perceber a mobilização dos trabalhadores, a prefeitura de Aparecida voltou atrás e decidiu prorrogar – provisoriamente – os contratos dos 57 profissionais para o dia 31 de dezembro deste ano.
“Com unidade, resistência e luta os trabalhadores forçaram a prefeitura reconhecer a importância que cada trabalhador tem para cidade de Aparecida, além de aflorar a noção de cidadania como também a de que esses profissionais também são sujeitos de direitos”, afirmou o Agente e secretário de organização no interior do Sindsaúde GO, Leocides de Souza.
Conteúdo Relacionado