Grupo de Trabalho -Reestruturação da Carreira do INSS - Portaria nº 238-2011 agenda novas reuniões em junho.
1ª Reunião do Grupo de Trabalho -Reestruturação da Carreira do INSS - Portaria nº 238-2011.
Às 09:30 horas do dia 25-05-2011, reuniram-se na sala 701 da Secretaria Executiva do MPS, os membros do Grupo de Trabalho Ministerial instituído pela Portaria nº 238, de 28 da abril de 2011.
A Coordenadora do Grupo, Elisete Berchiol da Silva Iwai, iniciou os trabalhos, apresentando-se como servidora do INSS e Secretária Executiva Adjunta, e frisando a importância do referido grupo. Que é uma nova etapa na discussão. Em seguida apresentaram-se os demais integrantes do Grupo. Cristie Freitas Sampaio Costa - representando a DIRSAT. Joseline Vilela Vaz Santos - representando a DIROFL. Mario Galvão de Souza Sória - Diretoria de Atendimento. Moacir - Sindicato do PR e FENASPS (em substituição a Lídia). Edílson Alves Espíndola - CNTSS Oliveiros Silva Mendes Junior - DRH. Miraci -CNTSS e Sindicato do Seguro Social de SP José Camposl Ferreira - representando a FENASPS.
Preliminarmente, foi entregue uma coletânea sobre as principais sugestões consolidadas ,feitas ao Grupo de Trabalho pelos os servidores
A Coordenadora expressou preocupação com o prazo e com a programação do GT. Embora exista a possibilidade de prorrogação, a portaria acabou saindo com 60 dias.
Houve consenso na reunião em definir a metodologia de trabalho do GT e que iniciaríamos os trabalhos discutindo a jornada de trabalho, por entender que esse é um problema emergencial. E não tem impacto financeiro. E após concluir esse ponto iniciaremos os demais pontos,
A Coordenadora falou sobre a possibilidade de realização de seminários e subgrupos. Somente informou que é importante conciliar os trabalhos do GT com outras reuniões sobre o assunto.
.
O Sr. Oliveiros sugeriu que cada um saísse com um “dever de casa”, para que tudo tivesse embasamento e prévia discussão. O Sr. Mário informou que os assuntos poderiam ser encaminhados pelas entidades sindicais e, posteriormente, discutidas as fundamentações.
Assim, foram distribuídas algumas atribuições para os representantes do GT a ser apresentadas na próxima reunião entre elas, a Srª Suélia ficou de informar sobre a produtividade e pendências após a implantação das 08 horas. Entretanto, o Grupo refletiu que seria melhor fixar o período de 03 anos - 12 meses antes da implantação - de maio de 2008 a maio de 2009 - retirado o período da greve - e de novembro de 2009 a novembro de 2010. O Sr. Oliveiros ficou de verificar os afastamentos, inclusive por faixa etária. O Sr. Campos ficou de apresentar um estudo sobre a questão das 06 horas e o seu histórico. A Srª Miraci informou que apresentará pesquisa sobre aposentadoria e sobre a questão da manutenção dos servidores no quadro.
A Coordenadora solicitou que o Sr. Oliveiros apresentasse um quadro atual dos Recursos Humanos. A Sr. Suélia informou sobre uma sugestão que encaminhará para o GT, inicialmente elaborada por colega do RH. O Sr. Oliveiros também informará sobre o número de servidores que optaram pelas 06 horas.
CONCLUSÕES:
Reuniões marcadas:
Dias 02 e 03 de junho, com início às 09:30 horas, sem horário de término; Dia 09 de junho, com início às 09:30 horas, sem horário de término.