Participaram da 2ª e 3ª reuniões do Grupo de Trabalho do Seguro Social instituído pela Portaria nº 238 de 28/04/2011:
Bancada do Governo: Rose Mary Oliveira-MPS, Oliveiros S. Mendes Junior, Mario Galvão de Souza Sória, Joseline Vilela Vaz santos, Cristie F. Sampaio Costa, Fabíola G. V. de Melo Oliveira e Sueli Maria Valadares
Bancada Sindical : Miraci Astun e Terezinha de Jesus Aguiar pela CNTSS
Durante os dia 2 e 3 de Junho, a bancada Sindical e a bancada Governamental estiveram reunidas para debater a redução da Jornada e a carreira dos trabalhadores do Seguro Social.
Foram apresentados, na reunião, vários estudos alguns realizados pelo próprio governo, onde verificou-se que houve um aumento das licenças dos servidores, aumento do represamento dos benefícios, em quase 100% após o aumento da jornada.
Em seguida houve a apresentação da Pesquisa Nacional apresentada pela CNTSS ( ver em anexo) , sobre a permanência do servidor no INSS caso a jornada seja reduzida.
Após estas avaliações, os representantes do GT concluíram que é preciso reduzir a jornada de trabalho. A posição do GT é que seja aplicado inicialmente o decreto Nº 4.836/2003 e que os representantes das entidades farão exposição de motivos anexando todos os estudos até o dia 9 do corrente mês, indicando a redução da jornada.
O debate sobre Carreira versou sobre a estrutura remuneratória que deve ser composta de VB + GQ e GD de no máximo 20%, incorporação das gratificações , no dia 3 de junho, na parte da tarde, houve reunião conjunta do GT do Seguro Social e GT da Previdência Social onde foi acertado discutir e encaminhar carreira única da Previdência e Seguro Social.
Consideramos assim que passos importantes foram dados no GT para avançar nas conquistas da categoria, a próxima reunião do GT está marcada para o dia 9 de Junho.