Os trabalhadores da saúde de 12 categorias lançaram, no dia 9 de junho, no auditório Baldi do Hospital de Clinicas de POA (RS), a campanha salarial unificada 2011.
Durante a atividade, foram apresentados os principais pontos da pauta de reivindicações comuns às entidades e destacado que, além destes itens, cada categoria terá ainda a sua pauta específica. Em sua fala, a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros de Porto Alegre, Nelci Dias, uma das entidades que integram a Campanha, destacou que todas as conquistas já garantidas pelas diferentes categorias serão preservadas. “A idéia é buscar o que cada uma tem de melhor e tentar levar para as demais, sem prejuízo do que já existe nos respectivos acordos coletivos”, esclareceu.
Foram destacados como principais itens da pauta a valorização profissional, igualdade de tratamento e reposição das perdas com aumento real, entre outras demandas. Quanto ao índice, foi reforçado que o índice buscado ficará em torno de 19%, dependendo da data-base das categorias que tem a premissa assegurada. O índice será composto pela reposição do INPC, mais aumento real de 6%.
Fortalecer a luta
O principal objetivo de realizar a campanha salarial unificada, de acordo com as entidades, é fortalecer a luta e ter mais força junto aos sindicatos patronais.
Integram a Campanha Salarial Unificada 2011 lançada dia 9, os trabalhadores da saúde das categorias enfermeiros, administradores, assistentes sociais, biólogos, farmacêuticos, engenheiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, profissionais em educação física e psicólogos.