Das 08h às 12h | Intervalo | Das 14h às 18h
Amparado por um conceito ampliado de saúde, muito diferente de outros países, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, através de legislação própria, garante ao cidadão brasileiro o acesso gratuito a uma assistência de qualidade. Embora reconhecido, o SUS, para nós brasileiros, ainda requer um olhar nesta complexa estrutura.
No passado, a saúde era considerada como direito social. Hoje, a nossa Constituição diz que é dever do Estado. Assim, o SUS constitui um processo social público que se materializa por meio de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.
Um dos principais programas deste sistema é voltado à Atenção Básica, e as estratégias desenvolvidas para este importante segmento tem uma ampla capilaridade em várias de suas atuações. Um exemplo é a autonomia dos Enfermeiros na Estratégia da Saúde da Família na prescrição de medicamentos conforme a Lei 7498/86 e revisada na edição RDC nº20 de 05.05.2011.
É esta uma das questões principais que os palestrantes deste dia irão discutir, envolvendo uma das grandes criações de estrutura, que é a Mesa de Negociação Permanente (MNP), em que agentes da sociedade civil organizada (sindicatos) e gestores pactuam ações e metas e buscam soluções para os conflitos existentes hoje no processo da gestão do trabalho.
Inscreva-se e participe conosco deste importante debate.
O curso acontece no CAPE- Centro de Aprimoramento Profissional em Enfermagem. R. Dona Veridiana, 298 - SP, próximo ao metrô Santa Cecília.
04.07 Enfermeira Cidadã.jpg