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Servidores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde de Goiás suspendem registro de frequência eletrôncio

27/01/2014

Medida foi tomado por ineficácia do sistema; Sintfesp GO apoia decisão e aguarda que seja esclarecida a segurança e eficiência do modelo

Escrito por: SINTFESP GO/TO

 

Desde quinta-feira, 23 de janeiro, servidores do Ministério da Saúde, lotados no Núcleo Estadual do órgão em Goiás (NEMS-GO), suspenderam o registro do ponto no Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SIREF) e passaram a fazê-lo nas folhas de frequência, anteriormente utilizadas. A medida foi deliberada durante uma reunião realizada na quarta-feira, dia 22, na sala do Serviço de Gestão Administrativa (SEGAD).

 

Na ocasião, a chefe do SEGAD no NEMS-GO, Marli Sorel, informou que as deliberações da última reunião foram encaminhadas para a Coordenação de Administração de Pessoal da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (COAP/CGESP), mas que, até o momento, nenhum parecer sobre as reivindicações dos servidores e os vários problemas diagnosticados no Sistema foi emitido. Sorel garantiu, ainda, que receberá a folha de frequência assinada manualmente, enquanto não houver resposta do órgão para sanar as dificuldades encontradas no SIREF.

 

Um abaixo assinado em repúdio à ineficácia do sistema foi encaminhado, no dia 17 de dezembro, para o setor de Recursos Humanos e, ainda, para o Ministério Público Federal, tendo em vista os vários problemas diagnosticados no SIREF desde sua implantação. No documento, quase 100 servidores já se comprometiam a suspender o registro do ponto eletrônico, caso os problemas não fossem solucionados no prazo de 30 dias, a contar da data do recebimento do ofício.

 

Segundo eles, mesmo o sistema sinalizando que a frequência diária foi registrada, as informações nem sempre constam no programa de acompanhamento, o que causa insegurança nas chefias e trabalhadores já que o fechamento do ponto no final do mês fica prejudicado. Além disso, os equipamentos estão instalados em altura inadequada, o que dificulta a visualização do registro. O congestionamento do site de acompanhamento, a demora no envio das informações, a instabilidade do sistema e o sumiço das justificativas apresentadas pelos servidores também foram ressaltados no documento.

 

A Diretoria Executiva Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (SINTFESP-GO/TO) também recebeu o documento e apoia, incondicionalmente, a decisão dos servidores. A entidade destaca que o acesso ao SIREF precisa ser seguro e eficiente, possibilitando o monitoramento das frequências por parte dos servidores sem qualquer dificuldade.

 

“Os problemas precisam ser resolvidos e cabe à gestão garantir isso. Em nenhum momento houve resistência do servidor com a máquina, mas com a falta de transparência na relação de trabalho decorrente dos problemas diagnosticados no sistema. A suspensão do registro eletrônico é para garantir a segurança de que nenhum servidor será prejudicado por conta destes problemas técnicos”, reiterou Terezinha Aguiar, diretora de Assuntos Jurídicos da entidade.

 

Diante disso, o SINTFESP-GO/TO convoca os servidores do órgão para uma reunião no NEMS-GO, na segunda-feira, 27 de janeiro, às 15h,  para uma nova avaliação da situação.

 

 

Ascom SINTFESP-GO/TO

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