Será realizada entre os dias 13 e 14 de julho, das 8h às 17h30, a VII Conferência Municipal de Assistência Social em São Bernardo. O evento tem como intuito avaliar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e propor diretrizes tanto no âmbito municipal como estadual. O evento será no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo.
Jean Valadares, secretário adjunto de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), explica que serão discutidos quatro temas ao longo do encontro: estratégias para estruturação no trabalho do Suas, reordenamento e qualificação dos serviços socioassistencias, fortalecimento da participação e do controle social e centralidade do Suas e erradicação da extrema pobreza no Brasil.
Com esses temas separados por grupos serão discutidas deliberações para futuras ações no município e estado. “Além de realizar a discussão dos temas também será realizada uma votação”, afirma Valadares. “A conferência tem caráter deliberativo”, conclui.
O secretário ainda explica que o encontro também será uma maneira de avaliar a oferta do serviço e também de qualificar a oferta. “O público alvo são as famílias que estão na extrema pobreza e tem renda de R$ 70”, explica.
Suas
Criado a partir da IV Conferência Nacional de Assistência Social, o Sistema Único de Assistência Social, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) tem como objetivo administrar de maneira descentralizada os serviços socioassistenciais do Brasil. O Suas teve suas bases consolidadas em 2005 e foi oficializado no último dia 06 de julho.