CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERVIDORES DO INSS PARTICIPAM DA PESQUISA REALIZADA PELO SINDSPREV PE
19/11/2013
A partir da terça-feira, 19/11, está disponível no nosso site do Sinsdprev PE o questionário da pesquisa sobre “Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho”, que deve ser respondido pelos servidores do INSS até o dia 10 de dezembro.
O lançamento da pesquisa foi realizado na segunda-feira, 18/11, no auditório da Livraria Cultura, Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Participaram dirigentes do Sindsprev, equipe de professores e pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de servidores do INSS.
Na abertura, o coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio, destacou que o objetivo da iniciativa é identificar "os danos que o atual modelo de gestão do INSS vem causando ao trabalho e à saúde dos servidores do INSS". A dirigente Leozina acrescentou que o "Sindicato está demarcando um campo de luta política para enfrentamento dessa adversidade, a partir do conhecimento da realidade com os fundamentos científicos da pesquisa".
Segundo o dirigente Luiz Eustáquio, essa ação sindical é "uma resposta aos apelos e demandas da categoria que exige mudanças nas condições e relações de trabalho."
Após as considerações iniciais, foi apresentada uma encenação da Companhia de Teatro TV Sindical, retratando com humor e ironia a realidade enfrentada pelos servidores do INSS nos locais de trabalho.
Na sequência, o secretário de Formação, Irineu Messias, lembrou reflexões e atividades anteriores promovidas pelo Sindicato, que culminaram com a decisão de realizar o Curso "Padrões de Gestão Pública e de Relações de Trabalho" e a pesquisa “Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho”.
Irineu ressaltou que "a pesquisa é uma das ferramentas estratégicas para enfrentamento ao modelo de gestão do INSS, que vai usar o conhecimento acadêmico para fundamentar nossas denúncias de uma realidade que valoriza as metas e a eficiência, desprezando a saúde do trabalhador e as especificidades de cada local de trabalho".
Por sua vez, a professora da UnB, Ana Magnólia, detalhou mais os aspectos negativos do modelo gerencial-produtivista do INSS e fez um contraponto com características que podem compor novos modelos alternativos, em que sejam compatíveis cumprimento de metas e relações saudáveis de trabalho.
Segundo a professora, "deve-se superar o modelo normativo-narcisista, que provoca distorções e patologias, buscando conquistar uma nova forma de gestão coletivista que garanta tanto a qualidade dos serviços quanto a satisfação e a saúde dos servidores".
Pesquisa - Na terça-feira, 19/11, será iniciada a aplicação da pesquisa sobre "Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho". Os questionários estão disponibilizados no site do Sindsprev e nas Agências da Previdência Social (APS). A finalidade é mapear os indicadores atuais e subsidiar a elaboração de um modelo de gestão coletiva do trabalho alternativo ao modelo vigente no INSS.
A pesquisa quantitativa será por meio eletrônico e em papel, e a qualitativa por meio de entrevistas coletivas realizadas com quatro grupos com a participação de dez servidores em cada um, somando um total de 40 participantes.
No final, será apresentado um relatório com a proposta dos novos indicadores de gestão organizacional, detalhando os dispositivos para uma gestão coletiva da organização do trabalho. Este trabalho está previsto para ser concluído em março de 2014.
Conteúdo Relacionado