CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPSI-ES AMPLIA ARTICULAÇÃO ESTADUAL E NACIONAL E REALIZA PLANEJAMENTO
29/10/2013
Na sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27), a presidente do Sindpsi-ES e secretária-geral da Fenapsi, Gliciane Chagas Brumatti, e a secretária de Administração e Finanças do Sindicato, Euzilene da Silva Rodrigues Venâncio, participam de reunião da direção ampliada da Fenapsi, em Brasília.
A participação do Sindicato é reflexo da articulação que a Entidade está alcançando nacionalmente, o que possibilitou diversos avanços locais como o estabelecimento de uma assessoria jurídica para o Sindpsi-ES.
O Sindpsi-ES realizou, ainda, seu Planejamento no sábado (19), que contou com a participação das entidades sindicais às quais o Sindicato está filiado, com a presença da presidente da Federação Nacional de Psicologia (Fenapsi), Fernanda Lou Sans Magano, e do diretor da Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT-ES), Nildo A. Leite Mendonça, que também é diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema). Além disso, o companheiro de trajetória, José Carlos Pigatti, cientista social, também esteve presente.
Conferência Estadual de Assistência Social
A Conferência Estadual de Assistência Social foi realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia. A secretária de Formação Política e Sindical do Sindpsi-ES, Danielle do Nascimento Cezini Lacerda, que também representou o poder público da Serra; e o membro do Conselho Fiscal, Felipe Rafael Kosloski, representando, ainda, o município de Nova Venécia, foram delegados no evento.
Estiveram na Conferência, também, a secretária-geral do Sindpsi-ES, Rafaela Gomes Amorim, que representou o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial; e a suplente de Direção Lidiane Cristine dos Reis Souza. O Sindpsi-ES tem assento na Conferência e atuou no eixo 3 (Gestão do Trabalho), de onde saíram as principais moções como a que repudiou a Rede Abraço que o Governo do Estado pretende implantar no Espírito Santo.
Entre as deliberações da Conferência está a NOB RH Suas, uma vez que os serviços socioassistenciais não estão contemplando as equipes mínimas preconizadas. Além disso, a questão do piso salarial para a Assistência Social também foi tratada, assim como plano de cargos, carreiras e salários, e concurso público específico para assistência.
A lei de responsabilidade fiscal também entrou na pauta, já que está sendo utilizada como justificativa para a não realização de concursos públicos. Alguns grupos fizeram a proposta de revisão/discussão desta lei.
O evento proferiu, ainda, moções, como o repúdio à administração do município de Vila Velha, em razão da precarização das relações de trabalho, e congratulação para os servidores da Assistência Social de Colatina, pela greve de 62 dias que fizeram recentemente.
Conteúdo Relacionado