CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PL QUE VIABILIZA 30 HORAS NA FHEMIG DÁ MAIS UM PASSO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MG
29/10/2013
O Sind-Saúde/MG e servidores da Fhemig acompanharam a votação do Projeto de Lei 3.874 na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa (ALMG). O PL que trata da vigilância sanitária e cria 1.271 cargos para carreira de enfermagem na Fhemig. Sob aplausos dos servidores da saúde o PL foi aprovado e segue agora para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.
O governo sinaliza em reunir com o Sind-Saúde/MG nos próximos dias. O Sind-Saúde/MG acompanha a tramitação de perto na ALMG e pede ainda a intervenção de parlamentares na negociação com o governo sobre o novo Termo de Acordo. O Sindicato pede alteração na redação de alguns itens do acordo. Veja abaixo ponto a ponto do que o governo colocou no papel e o que o Sind-Saúde reivindica mudança:
NOVO TERMO DE ACORDO |
|
O QUE DIZ O TEXTO: |
O QUE QUER O SIND-SAÚDE:
|
Incidência do desconto previdenciário sobre a Gratificação Complementar para HEMOMINAS, FUNED, ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA e UNIMONTES: O Governo encaminhará Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para criação de dispositivo com previsão da incidência do desconto previdenciário sobre a Gratificação Complementar Lei nº 20.518/12 e Lei nº 20.748/13, para incorporação aos proventos de aposentadoria do servidor, com vigência a partir da data da publicação da lei. |
De acordo. A reivindicação foi atendida. |
Pagamento da Gratificação Complementar aos contratos administrativos da HEMOMINAS, FHEMIG, ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA e UNIMONTES: O Governo encaminhará Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para criação de dispositivo com previsão da concessão da Gratificação Complementar Lei nº 20.518/12 e Lei nº 20.748/13 aos contratos Administrativos, Lei nº 18.185/09 vigentes na HEMOMINAS, FHEMIG, ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA e UNIMONTES. A concessão será a partir do primeiro dia do mês subsequente a data de publicação da lei.
|
Inclusão da Funed. Durante a negociação estavam colocadas todas as Fundações, a ESP e a Unimontes, mas no texto o governo não incluiu a Funed. |
|
Será revisto a concessão do Adicional de Urgência para o HGVO. A inclusão de outros setores das unidades da Rede será discutido em reunião com a Fhemig.
Apesar de ter sido acordado em reunião, esse item não está previsto no texto apresentado pelo governo.
|
|
Pagamento imediato da insalubridade para os contratos administrativos da Rede FHEMIG.
Esta reivindicação da categoria não está colocada na proposta do governo.
|
Opção de jornada de 30 horas, Decreto nº 45.926/12: Com o envio de emenda ao PL nº 3.874/2013, para criação de criação de 106 (cento e seis) cargos de Analista de Gestão e Assistência à Saúdee 1271 (mil, duzentos e setenta e um) cargos da carreira de Profissional de Enfermagem, com objetivo de possibilitar o retorno das opções de 30 horas, a FHEMIG, apoiada pela gestão da SES, executara cronograma para revalidar as opções já assinadas, bem como, retorno imediato das concessões conforme definido pela FHEMIG.
|
Neste item, o Sind-Saúde/MG exige que seja claramente mencionado a imediata efetivação das 30 horas para os servidores de cargos que não precisam de novos cargos. A informação de trabalhadores é que a Fhemig está barrando, mesmo com o negociado com o governo, a opção imediata da redução da jornada.
|
Gratificação para os EPGS (fonte recursos federais): O Governo enviará Projeto de Lei para criação de Gratificação para carreira de Especialista dePlanejamento e Gestão da Saúde - EPGS, nos seguintes percentuais: 30% no primeiro ano, 40%, no segundo ano e 50% no terceiro ano. A concessão aos servidores terá vigência a partir da publicação da lei.
|
O Sind-Saúde reivindica a necessidade de incluir as datas pré-estabelecidas para os reajustes no percentual. A vigência da Gratificação em julho de 2013, reajustado para 40% em julho de 2014 e 50% em janeiro de 2015.
|
Estruturação de carreiras específicas do Sistema Saúde
O Governo enviará o Projeto de Lei para alterações pontuais de estrutura de carreiras do Sistema de Saúde que forem objeto de consenso na Mesa de Negociação Permanente do SUS. |
Neste item o Sindicato não apontou ressalvas, mas faz um alerta que o governo mais uma vez não cumpriu o prometido de apresentar as propostas durante a reunião da Mesa de Negociação do SUS nesta quinta-feira (24). É neste sentido que é fundamental estabelecer prazos para o cumprimento dos acordos. Neste ponto, o Sindicato coloca uma das reivindicações para que comece a correção pelo nível fundamental , a exemplo do AUGAS-SES que amarga anos de abandono do governo.
|
Solicitamos ainda a inclusão no Termo de Acordo o direito ao recebimento da Gratificação Complementar para os ex-bolsistas das Colônias da Fhemig, conforme lei 15.790/05.
Por fim, o Sindicato pede a retirada do trecho que amordaça os trabalhadores com impedimentos de manifestação da categoria. Esta é a segunda vez que o governo tenta forçar um “cala-boca” nos trabalhadores e o Sind-Saúde/MG não aceita esta afronta à Constituição.
Conteúdo Relacionado