CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > OUTUBRO ROSA: SINDPSI-ES NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA
22/10/2013
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama foi iniciada a campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do Movimento Outubro Rosa. O Ministério da Saúde está realizando ações em todo o Brasil. No Espírito Santo, a Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc) organiza o movimento.
Durante o mês estão sendo realizadas diversas atividades de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. O Sindpsi-ES apoia este movimento mundial, solicitando às psicólogas e à todas as mulheres que procurem seus médicos e façam exames periodicamente.
Além disso, alerta para a urgente necessidade de ampliar e fortalecer o atendimento público à saúde da mulher, garantindo médicos e mamógrafos para todas nas mais diversas regiões, tornando possível a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Já estão ocorrendo avanços. O ano de 2012 registrou, no Brasil, crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
Outubro Rosa
O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Vitória, edifícios e monumentos, como o Convento da Penha e o Palácio Anchieta, foram iluminados com luzes cor-de-rosa. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.
Com informações do Ministério da Saúde
Conteúdo Relacionado